A Freguesia da Ribeira da Janela assinalou, na passada segunda-feira, mais um aniversário. As celebrações tiveram lugar ao final da tarde, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Emanuel Câmara. Em representação do Governo Regional esteve Amílcar Gonçalves, Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas.
Na sessão solene, que decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia, Emanuel Câmara começou por lembrar todos aqueles que, mesmo não estando presentes, ajudaram, durante anos, a erguer a Freguesia da Ribeira da Janela, não esquecendo, em particular, a comunidade emigrada na Venezuela que passa por momentos de maior dificuldade.
Secretaria Regional da Inclusão nega apoio social aos idosos do Porto Moniz
De acordo com o presidente da Câmara do Porto Moniz, a Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais deu parecer negativo a uma candidatura apresentada pelo Município, no âmbito do PRODERAM, que procurava diminuir as consequências do envelhecimento, dependência para o indivíduo e para o seu cuidador.
A Câmara, através do seu Gabinete de Apoio ao Idoso, e em parceria com outras entidades locais e de outros concelhos limítrofes, pretendia criar uma Rede de Apoio à Pessoa Dependente e/ou Idosa (RAPDI) com a disponibilização de bens e serviços que seriam essenciais para se oferecer à população melhores condições de vida.
Esta RAPDI garantia a disponibilização de equipamentos e meios de mobilidade a pessoas com incapacidade física, permanente ou temporária, bem como uma viatura adaptada para transportar os utentes com mobilidade reduzida. De entre os seus aspectos inovadores, destaque para a criação de um sistema de informação online, com dados em tempo real, sobre as condições de uso e funcionamento da Rede, com dados concretos e adequados referentes às populações com necessidades especiais.
Toda este processo de candidatura, informou Emanuel Câmara, mereceu a aprovação do PRODERAM. “A candidatura não seguiu em frente única e exclusivamente por um parecer negativo passado pela Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais que priva, desta forma, este apoio social à população idosa do Porto Moniz”, é referido, em comunicado.
Apresentando-se como não sendo pessoa de desistir tão fácil, o presidente da Câmara prometeu oferecer o veículo à população. “Se este presidente adquiriu uma ambulância, porque achava que era importante ter bombeiros 24 horas no concelho; Se este presidente e a sua equipa adquiriu uma cadeira-dentista para que os utentes fossem atendidos no seu concelho; Também este presidente pode dizer que, se for preciso, vamos adquirir a tal viatura adaptada para ajudar os nossos idosos e aqueles que têm mais dificuldades em sair de casa”, terminou.
Caminho Agrícola entre Fajã Redonda e a Estrada Regional 209, na Ribeira da Janela.
De entre os problemas levantados por Emanuel Câmara, nota para a consolidação das escarpas, que afecta diversas zonas localizadas um pouco por toda a Região, mas que na Ribeira da Janela, mais concretamente com o ‘talude do Piquinho’, a população tem ‘apanhado’ alguns sustos.
O autarca fez questão de salientar que, depois de algumas derrocadas, o Município continua a aguardar uma intervenção do Governo Regional naquele local que, segundo o Sr. Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, “está sinalizado, todavia o custo avultado é um entrave para uma profunda intervenção”.
Em alterantiva, Emanuel Câmara anunciou a construção de um Caminho Agrícola entre Fajã Redonda e a Estrada Regional 209. “Este caminho, orçado em 429.440,32 euros, que será comparticipado a 85% pela União Europeia (FEADER), no âmbito do PRODERAM, servirá a população apresentando uma alternativa para quando a estrada principal não apresente segurança de transitabilidade”.
O Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, também presente na ocasião, disse ter tomado nota das reivindicações do edil portomonizense para as intervenções necessárias naquele concelho do Norte da Madeira.