As quatro juntas de freguesia do município da Ribeira Brava voltam a dispor, este ano, de um apoio camarário na ordem dos 250 mil euros, revelou hoje a autarquia.
O valor, semelhante ao ano passado, foi aprovado esta quinta-feira, em reunião de câmara, e “servirá para ajudar a investir nas localidades em termos de acessibilidades e de apoio à população, permitindo que as juntas assumam com mais facilidade os compromissos com o seu eleitorado”, refere o executivo em nota de imprensa.
Deste valor global, 125 mil euros serão distribuídos “de acordo com o Regulamento Municipal de Atribuição de Apoio às Juntas, que tem em conta o número de eleitores e a área do território”, o que totaliza: 52.731 euros para a Ribeira Brava; 35.830 euros para o Campanário; 21.797 euros para a Serra de Água e 14.642 euros para a Tabua.
Os restantes 125 mil euros serão atribuídos ao abrigo de acordos de colaboração para “investimentos de proximidade”.
“No total, a verba facultada pela autarquia corresponde, em média, a cerca de 60% do valor que as juntas recebem do Fundo de Equilíbrio Financeiro”, detalha o edil.
Ricardo Nascimento reconhece que “os apoios nunca são demais face às necessidades manifestadas pela população” e diz que tem sido sensível a esta questão, ajudando, “sempre que possível, a canalizar mais meios para as localidades”.
A mesma nota recorda que, desde 2022, a autarquia tem aumentado os apoios às juntas de freguesia. “Primeiro duplicou o valor, passando de 100 para 200 mil euros, fixando-se nos 250 mil euros”, indica.
O autarca considera importante dotar estas entidade de meios financeiros, “para que possam desenvolver os trabalhos de proximidade, que em muito contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”. “É também uma forma de ajudar as Juntas a cumprir os objectivos a que se propuseram alcançar, visto que nem sempre dispõem de meios suficientes para o desenvolvimento das atividades imprescindíveis ao cumprimento da sua missão”, conclui o presidente da Câmara.