O Dia Internacional da Tolerância, que hoje se assinala, foi celebrado na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava no passado dia 14..
Segundo o professor António Pereira, a preparação das actividades teve o seu início em Outubro e culminou esta quinta-feira, dia 14, com danças, exposição visionamento de filmes, testemunhos de alunos e apresentação pública, com a presença de alunos do 8.º ao 12º. Ano.
A iniciativa foi coordenada pelo Clube dos Direitos Humanos (Bela Brito e António Pereira), em parceria com o ‘Liga-te’ e com a professora Carmo Olival, na qualidade de docente da disciplina ‘Português Língua Não Materna’.
Recorde-se que o Dia Internacional da Tolerância é celebrado anualmente a 16 de Novembro. A data foi aprovada pelos estados membros da UNESCO após a celebração, em 1995, do Ano das Nações Unidas para a Tolerância.
A instauração da data é baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nomeadamente nos artigos 18, 19 e 26: Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; todos têm direito à liberdade de opinião e expressão; a educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos.