O Espaço Intergeracional de São João, na Ribeira Brava, assinalou esta semana o 4.º aniversário. Trata-se de um espaço dedicado à população sénior do concelho que promove o envelhecimento activo e ajuda as pessoas a ocupar os tempos livres. O projecto nasceu em 2018 e desde então tem sido uma aposta ganha, assegura o autarca Ricardo Nascimento que olha para este investimento como “um contributo ao bem-estar de pessoas que trabalharam uma vida inteira para aquilo que somos hoje, sendo uma forma de retribuirmos e agradecermos esse trabalho”.
Numa altura em que a Região apresenta uma população envelhecida, é preciso apostar em políticas governamentais que vão ao encontro das necessidades destas pessoas. No caso da Ribeira Brava, tem sido notória a aposta deste executivo no apoio à população sénior, através de políticas dinamizadoras de um envelhecimento ativo. São disso exemplo o apoio para medicamentos e exames complementares, a dinamização da Universidade Sénior e o Espaço Intergeracional que é um bom catalisador para um dia-a-dia mais animado e ativo, já que as pessoas se encontram aqui para falar, jogar às cartas e praticar desporto.
“Além disso não esqueçamos os centros de dia que temos no concelho que não sendo dinamizados pela Câmara Municipal, recebem apoio por serem uma mais-valia para o envolvimento destas pessoas que estão ativas na medida das suas possibilidades”.
A abertura de mais espaços vocacionados para os idosos na Ribeira Brava poderá ser uma opção no futuro, em zonas que não tenham a oferta do centro de dia.