O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava considera que “Conversas sobre o Visconde da Ribeira Brava” é “um evento histórico que faltava” para partilhar e reflectir sobre “a vida e obra de uma figura determinante para a afirmação da localidade enquanto município. Ricardo Nascimento identifica os ribeira-bravenses como um povo “resiliente e empreendedor, com vontade e determinação na realização dos seus sonhos”, comparando a população do seu município com a personalidade “ímpar e determinada” de Francisco Correia de Herédia, Visconde e fundador do município da Ribeira Brava.
Para a sessão desta tarde, marcada para as 15 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, estará presente um painel de referência em termos de conhecimentos sobre a vida e obra do Visconde, composto pelo presidente da Câmara de Vidigueira, Rui Raposo, que preside também um município do qual Francisco Correia Herédia foi também presidente daquela edilidade. Este painel inclui também a diretora do Museu das Cruzes, Teresa Pais e por Marlene Macedo, Mestre em Gestão do Território. Como moderador da sessão estaria então o senhor Jornalista madeirense, Gil Rosa.
Em paralelo o município da Ribeira Brava desenvolve outras actividades para assinalar os seus 105 anos enquanto município. Assim apresenta arranjos florais, alusivos à festa da flor, promove a “Festa da Cerveja, Doses e Petiscos – Ribeira Brava 2019”, até amanhã, sendo que segunda-feira se dá o ponto alto das comemorações, com a celebração do dia do município que tem sessão solene marcada para as 17horas.