A investigadora Inês Órfão foi a protagonista de uma sessão intitulada ‘Ribeiras: um importante ecossistema’, que ontem à tarde decorreu na escola da APEL, no âmbito das actividades da Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria.
“Durante a sessão, Inês Orfão, especialista da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, destacou o papel essencial das ribeiras na preservação da biodiversidade local e no equilíbrio dos ecossistemas da ilha”, explica nota enviada à imprensa. A importância das ribeiras para a conservação da flora e fauna endémicas da região esteve em destaque, deixando um alerta para a necessidade da adopção de práticas adequadas de gestão ambiental.
No início da sessão, o presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, reafirmou “o compromisso da Universidade Sénior em proporcionar conteúdos relevantes e de qualidade para os seus participantes, promovendo a aprendizagem contínua”.
“A apresentação foi assim uma excelente ocasião para promover o debate e a reflexão sobre as estratégias necessárias para preservar este importante património natural, envolvendo ativamente os participantes na troca de ideias e experiências”, indica a mesma nota.