É com o lema ‘Proteger a Floresta, garantir o futuro’ que o concelho de Câmara de Lobos dá forma, hoje, à sua ‘Rota pela Floresta’. Esta é uma iniciativa desenvolvida pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, tendo a Câmara Municipal de Câmara de Lobos chamado à acção as escolas dos 2.º e 3.º ciclos e secundário, com o intuito de levarem a cabo uma verdadeira rota por algumas freguesias do concelho, sensibilizando os jovens para as questões relacionadas com a prevenção e protecção das florestas.
Foi pelo envolvimento de todos os estabelecimentos de ensino do concelho no projecto Eco-Escolas que a ABAE convidou Câmara de Lobos a participar nesta ‘Rota pela Floresta’, integrada no projecto “Do CO2 ao O2”. Note-se que este último constitui-se como uma acção potenciadora de sinergias entre as escolas e as autarquias, com o objectivo de tomar medidas de protecção dos ecossistemas existentes no concelho, principalmente no que concerne à floresta.
É pois com o lema “-CO2+O2 – Proteger a Floresta, Garantir o Futuro!” que durante o dia de hoje vai ser promovida a mobilidade sustentável através de uma rota traçada entre quatro escolas do concelho. Esta terá início na Escola Básica e Secundária Luís Maurílio da Silva Dantas, com os alunos a efetuarem o trajeto até à Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos da Torre, de bicicleta. A segunda etapa ocorre entre a Torre e a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, já com alunos destas três escolas e da Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos/PE do Curral das Freiras, de autocarro. A rota continua em direção ao miradouro da Boca dos Namorados, de onde os alunos partirão a pé, numa caminhada, até ao sítio do Lombo Chão, na freguesia do Curral das Freiras.
Durante a rota cada escola passará o testemunho, a pá da ‘Rota pela Floresta’, à escola seguinte e, no fim da actividade, todos os participantes irão assinar a bandeira e preencher o pergaminho, comprometendo-se a trabalhar por uma floresta e mobilidade mais sustentáveis.