Isabel Cristina Camacho
Isabel Cristina Camacho
O Curral das Freiras é, por excelência, um ponto de passagem obrigatório para todos aqueles que visitam a nossa ilha, constituindo um dos mais importantes cartazes turísticos da Madeira, pela sua orografia e a beleza singular das suas paisagens.
Contudo, a nossa freguesia, é bem mais do que paisagem e muitas são as razões para que nos faça uma visita.
Comecemos então pelo facto do Curral das Freiras, ao contrário daquilo que muitos pensam, estar a apenas 20 minutos do Funchal. Nunca percebi muito bem o porquê desta frase recorrente: “Epá…és do Curral? Tão longe!!!” Nada disso! Estamos aqui tão perto!
Então, experimente! Saia do Funchal e delicie-se com as paisagens maravilhosas que lhe oferecem as nossas montanhas, inspire profundamente o ar puro e deixe-se levar pela beleza das giestas em flor. Poderá dar um pulinho até à Eira do Serrado e depois desta magnífica vista, desça até à nossa linda freguesia!
Agora, inicie uma viagem pelos saberes e sabores desta terra! Pode começar por uma broa de castanha generosamente regada por uma inspiradora ginjinha. O comércio local e restaurantes, disponibilizam um vasto leque de iguarias típicas, confecionadas a partir da castanha, da noz e da ginja, de fazer crescer água na boca!
Da castanha fizeram-se o pão, os bolos as broas, as queijadas os pastéis , os semifrios entre outros pratos fantásticos, tantos quantos a imaginação dos nossos artistas cozinheiros e pasteleiros, foram elaborando e aperfeiçoando. É escolher e saborear!
Esta é a Estação da fruta. Derreta-se com as ameixas, os peros, as maçãs, os pêssegos, os damascos, que a nossa terra fértil sempre produziu em abundância.
Quem quiser ver as ginjeiras carregadas, vai até à parte Norte da Freguesia, Fajã dos Cardos e Pico Furão, onde pode fazer caminhadas e deslumbrar-se com este lugar recôndito, onde se vive e respira a mais genuína ruralidade. Ali, ainda se faz o pão com erva- doce, ainda se fazem os maravilhosos maranhos (enchidos com tripas de cabrito) ou a sopa de carne “curada” (cabrito seco ao sol). Estas iguarias são das mais antigas e mais raras do Curral das Freiras e são apenas para ocasiões especiais.
Mas a ginja é que é Rainha nesta época e para aqueles que queiram provar as delicias confecionadas com este fruto, aproveitem a Festa da Ginja, nos dias 13, 14 e 15 de julho, organizada pela Casa do Povo Local, onde não faltará muita animação e boa gastronomia!
Um festival de sabores completamente inesperados que farão as delícias de quem aprecia este fruto, desde a famosa ginja do Curral à compota, das bolas de Berlim com doce de ginja às broas e bolos e muitas mais tentações irresistíveis que surpreenderão até os mais requintados palatos!
E então, com curiosidade ou com água na boca?
Venha até o Curral das Freiras!…”É mesmo aqui ao lado!