• Câmara de Lobos
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Adaptação da Lei na Assembleia, assegura Celso Bettencourt
23 Novembro, 2019
ACAPORAMA com orçamento de 432 mil € para 2020
14 Dezembro, 2019

Sacos reutilizáveis chegam agora ao Mercado de Câmara de Lobos

7 Dezembro, 2019 às 11:54

A campanha promovida pelo Município de Câmara de Lobos para a promoção do consumo sustentável nos mercados municipais, estende-se agora ao Mercado Municipal de Câmara de Lobos, depois de ter sido apresentada no início de Novembro no mercado Municipal do Estreito.

Na tarde de ontem, 6 de Dezembro, o executivo municipal esteve no local a distribuir sacos reutilizáveis e outro material promocional a comerciantes e clientes.

 A campanha denominada ‘Produção e Consumo Sustentável – Mercados de Câmara de Lobos’, resulta de uma candidatura ao Fundo Ambiental, no âmbito da medida ‘Logística Descarbonizada e Economia Circular para Mercados Tradicionais de Frescos’ e visa implementar medidas amigas do ambiente nos mercados Municipais.

O arranque desta iniciativa teve lugar a 10 de Novembro, no Mercado Municipal do Estreito e foi alargada agora ao Mercado Municipal de Câmara de Lobos. Segundo Leonel Silva, vereador com o pelouro do ambiente, o objectivo passa pela “pela promoção de mudanças nos hábitos dos consumidores, sobretudo a substituição dos sacos de plástico de uso único, por sacos reutilizáveis, no transporte de frutas e legumes, a introdução de uma economia circular, com o aproveitamento dos resíduos dos produtores para compostagem e, simultaneamente, a consciencialização de toda a comunidade para a necessidade urgente de adotar práticas amigas do ambiente, face às alterações climáticas cada vez mais evidentes e ao desgaste cada vez maior dos recursos existentes no nosso planeta”.

Os sacos são produzidos com materiais sustentáveis, reutilizáveis e recicláveis, e estarão disponíveis para venda a um preço simbólico.

Outra das vertentes desta campanha passa pela recolha de resíduos verdes provenientes da actividade do mercado (restos de legumes e frutas, cascas, ramos e folhas…) e encaminhamento para compostagem na Quinta da Leonor, no Jardim da Serra, tendo em vista a produção de composto orgânico, para ser reutilizado na fertilização de jardins públicos do concelho.

Serão também realizadas acções de sensibilização junto dos comerciantes, produtores e consumidores para as problemáticas ambientais inerentes ao funcionamento dos mercados, enfatizando a necessidade de mudança de hábitos: reutilização de sacos, redução da dependência de combustíveis fósseis bem como da emissão de gases com efeito de estufa.

Este projecto representou um investimento de cerca de 30 mil euros, financiado em 90% pelo Fundo Ambiental.

Share
Sandra Silva
Sandra Silva

Publicações relacionadas

15 Maio, 2025

Conferência Internacional destaca papel da Educação de Adultos na promoção do equilíbrio social e do bem-estar individual


Ler mais
9 Maio, 2025

40 especialistas na Educação de Adultos vão ser recebidos na EB23 da Torre


Ler mais

Foto: JFCL

19 Abril, 2025

Promessas com Alma e Missão do Agrupamento 1082


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Junta de Freguesia de São Pedro realiza viagem e promove convívio entre moradores
  • Junta do Imaculado assinalou Dia da Criança nas escolas locais
  • Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula em intercâmbio na Azambuja
  • Junta investe em habitação, agricultura e requalificação de trilhos
  • Exposição lúdica da Associação Ornitológica da Madeira em São Roque
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.