Novas tecnologias e competências digitais, criatividade, cultura, desporto, música e natureza são os temas mais comuns deste projecto financiado pelo programa Erasmus+ Ensino Escolar. Desde 2013 que a EB1/PE da Lombada participa em actividades no estrangeiro com os seus alunos e professores.
“Levar em mobilidade alunos mais jovens não é tarefa fácil e ganhar coragem para organizar viagens para o estrangeiro com todo o trabalho que esta acarreta é um desafio constante”, diz-nos Rosa Luísa Gaspar, a professora da escola da Lombada responsável pelo projecto ‘Like-the-nature-sport-and-music’. A primeira mobilidade teve lugar na Hungria em Novembro do ano passado e foi apenas destinada a docentes, que participavam assim numa reunião transnacional de projecto.
Neste momento, e até ao próximo dia 21 de Fevereiro, é a vez de alguns alunos desta escola que integram estes desafio estarem em Itália, na cidade de Statte. De acordo com a coordenadora, “a oportunidade de levar alunos connosco é muito importante. Para alguns é a primeira vez que andam de avião e vêm carregadinhos de novas aprendizagens e novos amigos, pois o facto de ouvirem tantas línguas, de tentarem comunicar, o contacto com alunos de outras escolas, o brincar com crianças de outras culturas, faz com que a experiência seja muito feliz”, diz-nos.
Além deste projecto, existem outras iniciativas que implicam viagens ao estrangeiro e cujo impacto beneficia toda a escola. Há muitos trabalhos a serem feitos, nos quais participam todos os elementos da comunidade escolar, desde o pré-escolar até ao primeiro ciclo, sendo notório um grande envolvimento por parte da escola.
De referir que esta mobilidade proporcionou a todos uma visita guiada à cidade onde fica a escola parceira, local com um património arquitectónico riquíssimo e bem conservado e uma viagem por terras de Puglia.