A Santa Casa da Misericórdia da Calheta celebra hoje 486 anos de existência. A instituição foi fundada em 7 de Outubro de 1535, por Alvará Régio de D. João III, e por um grupo de pessoas nobres da Vila da Calheta com o intuito de satisfazer diversas carências sociais proteger e apoiar os mais frágeis, inspirada nas catorze Obras de Misericórdia.
A instituição refere que nestes 486 anos de existência prestou apoio social às pessoas mais carenciadas da Calheta, em particular às mais idosas, por este ser um concelho com um elevado índice de envelhecimento.
“No prosseguimento da sua Missão, a Santa Casa da Misericordia da Calheta sempre esteve atenta às necessidades sociais da comunidade, na busca de soluções diferenciadoras e melhoria dos serviços prestados.
Ao mesmo tempo, tem procurado garantir a sustentabilidade financeira da Instituição, rentabilizando os recursos com o objetivo de os aplicar, em exclusivo, nas atividades sociais, cumprindo assim os seus fins estatutários.” refere o comunicado.
A referida nota faz um agradecimento a todos os que ao longo destes quase 5 séculos, contribuíram, apoiaram e trabalharam para que a Misericórdia da Calheta pudesse desempenhar a sua nobre missão.