Custaram aos cofres da Câmara cerca de 17 mil euros as obras de requalificação da Escola Básica do 1.º ciclo de Santana (Sede). A repavimentação do piso e a substituição da vedação juntaram-se, assim, à sustentação da antiga parede junto à estrada, tendo sido colocada a pedra à vista, dando melhores condições aos alunos que dentro de dias regressam àquele estabelecimento de ensino.
Aproveitando os trabalhos que decorriam no estabelecimento de ensino, a Câmara Municipal de Santana procedeu, em simultâneo, à repavimentação da Estrada Comandante Camacho de Freitas, bem como à construção de uma valeta para o escoamento das águas das chuvas, evitando alagamentos que muitos transtornos causavam, conforme deu conta ao ‘Diário das Freguesias’ Márcio Dinarte Fernandes, presidente da Câmara.
Mas as intervenções da autarquia no parque escolar do concelho não se ficam por aqui. Para breve está o arranque das obras com vista à colocação de uma cobertura no acesso à paragem de autocarro, próxima à Escola Básica do 1.º ciclo do Faial, uma reivindicação dos encarregados de educação, de modo a assegurar maior conforte às crianças nas deslocações em dias de chuva.
Apoios à educação chegam a várias centenas de alunos
São vários os apoios que a Câmara de Santana disponibiliza aos alunos do concelho, procurando abranger várias necessidades. Neste momento decorrem as candidaturas aos apoios para a aquisição de material e manuais escolares, havendo já 320 alunos indicados para uma ajuda financeira que varia entre os 40 e os 100 euros, consoante o escalão da Acção Social Escolar atribuído, para todos os níveis de ensino, do 1.º ciclo ao secundário.
O apoio ao transporte para os alunos de todos os ciclos é outras das ‘rubricas’ inseridas na parcela da educação, conforme já foi aprovado em reunião de Câmara. No ano passado o valor destinado a este apoio rondou os 17 mil euros, valor que não deverá ser muito diferente este ano.
Ainda nos apoios à educação, o autarca destaca as ajudas às crianças das creches e pré-escolar. A Câmara de Santana ‘chega-se à frente’ e assume os 60% do valor da mensalidade que não são assegurados pelo Governo Regional, que garante apenas o apoio de 40%. São cerca de 200 crianças abrangidas por esta medida, num total que rondará os 100 mil euros.
Refira-se que, para hoje está agendada, a partir das 18 horas, nos Paços do Concelho, a entrega dos prémios aos 70 melhores alunos, um número superior ao do ano passado, fazendo com que a verba a disponibilizar passe dos 16 mil para os 22 mil e trezentos euros. Os premiados vão receber um cheque que varia entre os 200 e os mil euros.