A Câmara Municipal de Santana tem em curso uma campanha com vista à adopção consciente dos animais errantes que se encontram à sua guarda no Centro de Recolha Municipal. São 25 cães que estão devidamente esterilizados, desparasitados, vacinados e com microchip e boletim sanitário actualizados. Refira-se que a adopção é gratuita.
Esta foi a forma encontrada pela autarquia para promover a adopção dos animais que tem vindo a recolher das ruas deste concelho nortenho, aspecto que tem vindo a aumentar.
Gabriel Faria diz-nos que “nos últimos anos temos registado mais casos de animais errantes, alguns vítimas de abandono, os quais têm sido prontamente recolhidos pela Câmara e colocados no nosso Centro de Recolha Municipal, um espaço próprio Armazém Municipal”, esclarece. Ainda assim, ressalva que é raro “vermos animais errantes nos principais núcleos urbanos das diferentes freguesias do concelho”. Sempre que recebem alguma denúncia, tratam de recolher o animal, ficando, então, à sua guarda. Dada esta situação, torna-se necessário proceder, ainda no decorrer deste mês, ao aumento do espaço destinado a albergar estes animais, mesmo que não seja necessário para já, segundo o vereador com o pelouro do Ambiente, construir um espaço de raiz para albergar estes animais, ainda assim, ressalva a importância de “consciencializar os nossos munícipes da necessidade de evitarem abandonar os seus animais de estimação”.
Refira-se que a campanha agora em curso além de procurar promover a adopção responsável, tem também o objectivo de sensibilizaçar a população para este problema, alertando-a para os cuidados a ter com os seus animais de companhia, ao mesmo tempo que são dadas as conhecer aos detentores dos animais as obrigações legais a que se encontram sujeitos.
Os interessados em adoptar alguns destes animais deverão contactar os serviços da Câmara.