A Junta de Freguesia de Santo António continua a reforçar o seu compromisso com a educação dos jovens, através da atribuição de um apoio a cerca de cem estudantes universitários. Os beneficiários desta medida, com candidaturas aprovadas no âmbito do programa “Apoio ao Aluno do Ensino Superior”, receberam, este mês, a primeira tranche, correspondente a seis prestações.
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia, Ilídio Castro, os pagamentos efectuados até ao final do mês de Março, totalizaram um montante na ordem dos trinta mil euros, beneficiando cerca de 100 estudantes que frequentam o ensino superior, tanto na Madeira como no Continente. Este valor representa um aumento significativo em relação ao ano lectivo anterior, reflectindo o compromisso da Junta em expandir o apoio à educação.
“No ano lectivo anterior foram apoiados 90 estudantes. Este ano, decidimos alargar o número de alunos apoiados, conforme promessa deste executivo”, destacou Ilídio Castro. A medida, que atribui a cada aluno um valor mensal de 50 euros ao longo de dez meses, visa contribuir para a qualificação de um maior número de jovens da freguesia de Santo António, incentivando a continuidade dos estudos.
Ilídio Castro salientou ainda que o valor alocado a este programa, no orçamento de 2024, permitirá atingir um número recorde de alunos apoiados desde a criação do programa em 2015. O apoio abrange estudantes residentes na freguesia há mais de um ano e matriculados em estabelecimentos de ensino superior da Região Autónoma da Madeira ou do Continente.
“A atribuição desta ajuda reflecte o nosso compromisso contínuo em investir no futuro da nossa juventude. Ao disponibilizar este apoio, a Junta de Freguesia mantém o seu propósito em garantir que todos os jovens têm acesso à educação superior, independentemente das suas circunstâncias económicas”, afirmou o presidente da autarquia.
Com esta iniciativa, a Junta de Freguesia de Santo António reafirma o seu papel na promoção do acesso à educação e no apoio ao desenvolvimento académico dos seus jovens, dotando a freguesia de quadros técnicos superiores, de modo a contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural.