A Junta de Freguesia de Santo António apresentou, no dia de ontem, um Projeto de Sensibilização e Bem-Estar Animal, destinado aos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo das escolas da freguesia.
Na base desta iniciativa está a intenção de educar e prevenir o abandono e maus tratos dos animais domésticos, estreitar laços entre a população e profissionais de saúde animal, bem como demonstrar a importância dos cuidados a ter com os animais e a necessidade da profilaxia. Este projecto visa, também, estimular a população local, especialmente as crianças, para um comportamento responsável.
Rui Santos, presidente da Junta de Freguesia, por ocasião desta apresentação, referiu que “a população de Santo António está ciente do grave problema que existe com animais errantes nesta freguesia e não só. Recorrem muitas vezes à junta para que esta resolva estas situações, mas infelizmente não temos os meios nem a competência para o fazer”, frisou.
Desde 2015, a Junta tem vindo a desenvolver um programa de baixo custo para a vacinação e registo de canídeos e felídeos. Ainda assim, Rui Santos considera que estes recursos são manifestamente insuficientes, sendo necessário um programa de intervenção e sensibilização da população: “A Região Autónoma da Madeira foi pioneira na proibição do abate de animais domésticos, e muito bem. Mas, essa legislação não foi precedida de um programa alargado de educação e prevenção para o não abandono e cuidados a ter com esses animais”.
No decorrer deste encontro, alguns docentes das escolas locais referiram que este projecto deveria fazer parte da Área de Projectos de todos os estabelecimentos de ensino e até ser mais abrangente, direccionado não só aos alunos, mas também aos pais.
O projecto avança já no decorrer das próximas semanas e estão previstas acções que abordarão o bem estar animal, cuidados básicos de saúde animal, detenção responsável na infância e na juventude e a figura do médico veterinário e de outros profissionais ligados à saúde e bem estar animal. Todas estas acções são desenvolvidas em parceria com a SPAD.