Procurando contrariar o afastamento da população da freguesia dos actos eleitorais e com vista ao optimizar das mesas de voto, a Junta de Santo António decidiu criar um novo posto eleitoral na freguesia, que funcionará já nas próximas eleições europeias, que terão lugar no mês de Maio.
Este novo posto que passa a ser designado pela letra ‘D’, irá funcionar na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de Santo António, situada na Rua Quinta Josefina, também conhecida por ‘Escola das Madalenas’, dada a sua localização nesta centralidade da cidade do Funchal.
De acordo com Rui Santos, presidente da Junta de Freguesia, “esta decisão tem por principal objectivo aproximar o posto eleitoral dos cidadãos residentes nas zonas baixas da freguesia”, procurando contrariar, desta forma, o aumento da abstenção.
Ora, este novo posto tem como limites geográficos o Caminho do Pilar, a Rua da Quinta do Leme, o Caminho da Ponte, o Caminho dos Álamos, o Caminho da Penteada, a Azinhaga dos Ausentes e a Rua da Levada do Cavalo.
Refira-se que, segundo os dados da Comissão Nacional de Eleições, referentes às últimas eleições autárquicas, realizadas em Outubro do ano passado, a freguesia de Santo António era a segunda freguesia do Funchal com mais eleitores inscritos, num total de 24.977, só sendo ultrapassada pela freguesia de São Martinho, que registava 25.782 eleitores inscritos. Nesse mesmo acto eleitoral, na freguesia de Santo António votaram apenas 13.573 eleitores.
Para esclarecimento de qualquer dúvida, nomeadamente saber que códigos postais estão associados a este novo posto eleitoral, os moradores dos sítios mais a Sul da freguesia de Santo António deverão consultar os serviços da Junta de Freguesia, presencialmente ou pelo telefone (291 709 400), no horário de expediente.