Teve lugar na sala de Assembleia de Freguesia a cerimónia de entrega de vouchers de apoio social a beneficiários da freguesia de São Gonçalo. O apoio pecuniário cedido permite ao beneficiário adquirir bens alimentares e bem como, o pagamento de serviços essenciais à sua sobrevivência, como medicamentos. A ajuda permite igualmente o pagamento de água, luz, gás.
Desta forma, o apoio social cedido permite proporcionar melhores condições de vida aos residentes da Freguesia de São Gonçalo que teve como concordância a reunião dos requisitos estabelecidos no presente regulamento aprovado por unanimidade de todas as forças políticas no início do ano de 2022.
O apoio social cedido tem para já um formato de voucher, com um montante mensal de vinte e cinco euros por agregado familiar
O apoio social cedido é integralmente financiado pela Junta de Freguesia de São Gonçalo e a sua utilização encontra-se restringida a lojas de conveniência (supermercados e vendas tradicionais) da freguesia, permitindo desta forma, que o valor atribuído ao benificiário de apoio social, seja derramado pelo comercio local, permitindo um apoio ao setor empresarial da freguesia.
“O executivo da Junta de Freguesia, cumpre mais um compromisso assumido com a população de São Gonçalo. Aumentamos a dotação financeira do apoio social em cerca de 45 mil euros, de forma a permitir que mais beneficiários fossem abrangidos por esta medida. Definimos um tecto máximo de cerca 150 agregados familiares permitindo mais justiça social, garantindo aqueles que realmente necessitam, um apoio mais condigno”, explicou Tiago Freitas, presidente da Junta
”Procuramos estimular a total autonomia dos beneficiários na aquisição dos seus bens essenciais indo de encontro às suas necessidades específicas. Garantimos ainda que, o valor do apoio concedido seja derramado nas lojas de conveniência e “vendas tradicionais” aderentes da freguesia, como forma de estimular o comercio local, permitindo desta forma, um apoio e contributo decisivo ao comércio local de São Gonçalo.”