Está aprovado. Tal como o DIÁRIO avançou, desta vez o orçamento da Junta de Freguesia passou com votos da maioria dos deputados que aprovaram o orçamento previsional para 2024 que terá um montante de 415,100 euros e no qual destacam-se a continuidade das políticas levadas a cabo pela coligação Funchal à Sempre Frente.
As forças políticas que compõem a Assembleia de Freguesia, após a análise e apreciação da proposta do orçamento de 2024, “votaram em maioria, favoravelmente ao documento, verificando-se um caso curioso, com um dos vogais do partido socialista a aprovar a proposta. O vogal do BE absteve-se, verificando-se desta forma, oito votos favoráveis, uma abstenção do BE e quatro votos contra dos socialistas”, descreve o presidente da autarquia.
“Quando a oposição após análise cuidada do documento, não apresenta nenhuma proposta e ou sugere alterações, votando favoravelmente às nossas iniciativas e políticas, sabemos que estamos a cumprir o nosso propósito e que as nossas propostas vão de encontro às expectativas dos nossos moradores, inclusivamente da oposição. Estamos cientes da nossa responsabilidade, bem como, estamos em crer que vamos realizar tudo aquilo que no propusemos para com a nossa população. Mais do que fazer cumprir um orçamento, queremos cumprir com as ideias dos compromissos assumidos com quem nos elegeu”, sublinha Tiago Freitas que destaca o acordo com a Câmara do Funchal que prevê um aumento do valor financeiro, totalizando cerca de 252 mil euros, comprometendo o Executivo de Freguesia, pela responsabilidade de zelar pela gestão e manutenção de espaços verdes; Limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, manutenção, reparação e substituição do mobiliário urbano instalado no espaço público, entre outros, bem como, pelo apoio social à comunidade.
Nas áreas sociais, a Junta de Freguesia irá manter as dotações financeiras aprovadas em sede de regulamento na ordem dos 91 mil euros, privilegiando os programas de apoio social, nomeadamente, os programas “Protecção Social e Família”, “Bolsas de Estudo” “Apoio ao Material Escolar”, “Programa Nascer em São Gonçalo” e à Universidade Sénior de São Gonçalo.
Verifica-se ainda um grande apoio às coletividades institucionais e desportivas da freguesia, bem como, as festividades, dias comemorativos, passeios e actividades lúdicas serão também um compromisso do executivo.