O Executivo de Freguesia de São Gonçalo, liderado pela Coligação Funchal Sempre à Frente acompanhou mais de uma centena de munícipes da freguesia de São Gonçalo, numa visita a vários presépios da Região. A viagem iniciou-se bem cedo, com partida desde o recém denominado Largo João Abel Caldeira Leal, no centro da freguesia com rumo ao concelho de Câmara de Lobos, mais propriamente na freguesia do Curral da Freiras, onde os fregueses de São Gonçalo, puderam apreciar a beleza e magnitude do mega Presépio edificado pela associação local “Refúgio da Freira”.
Após a vista a este presépio, a comitiva dirigiu-se ao presépio do Jardim da Serra, ainda no concelho de Câmara de Lobos, mais concretamente ao Centro Cívico do Jardim da Serra, onde foi possível admirar o rigor etnográfico da disposição das figuras alusivas aos costumes e tradições madeirenses.
“Cada presépio tenta recriar o seu espaço rural intrínseco. A beleza e particularidade de cada sítio e local da nossa ilha inspira a quem tem gosto em edificar os presépios. Como tal, é fundamental realizar este périplo pela Região de forma a que os nossos munícipes possam ver e contemplar todo este magnífico trabalho elaborado por homens e mulheres da nossa Madeira. Estes presépios não são só obra de fé e crença, são também, sinónimo de lazer fraternidade. É no fundo a exultação do trabalho em equipa e é isso que pretendemos também transmitir aos nossos moradores, proporcionando estes convívios”, explicou Tiago Freitas, presidente da autarquia.
Com paragem para almoço na Ribeira Brava, o grupo aproveitou passear um pouco no passeio marítimo da Ribeira Brava e admirar as belezas daquela infraestrutura à beira mar.
Após o almoço, a comitiva que se deslocou em dois autocarros, dirigiram-se para oeste da ilha, rumo à Ponta do Sol e Calheta, onde visitaram os presépios locais elaborados pela respetivas Câmaras Municipais. Nestes municípios, foi possível admirar as criativas decorações natalícias e regozijar-se com a beleza das paisagens.
Ao final da tarde, o grupo terminou a sua excursão rumando ao município do Funchal, mais concretamente à freguesia de São Roque, onde visitou o espetacular presépio do Galeão.
“As visitas culturais, devem não só, privilegiar e elevar a confraternização dos nossos munícipes, como também, devem proporcionar o entendimento e partilha de momentos únicos de convívio e contacto com as especificidades intrínsecas de cada freguesia da nossa Região”, concluiu.