A freguesia de São Jorge recebe a 12 e 13 de Agosto a segunda edição do Congresso ‘São Jorge – Memória e Futuro’, que decorrerá no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de São Jorge, sob o lema ‘Pensar o Norte’.
A sessão de abertura está agendada para as 10 horas da próxima segunda-feira, dia 12, estando prevista a presença de D. Nuno Brás, bispo do Funchal, e de Jorge Carvalho, secretário regional da educação, em representação do Governo Regional da Madeira.
Entre os oradores convidados contam-se nomes como José Eduardo Franco, Alberto João Jardim, António Trindade, Francisco Gomes e Miguel Silva Gouveia, este último presidente da Câmara Municipal do Funchal.
O historiador Eduardo Franco abrirá o ciclo de conferências, no dia 12, com a comunicação ‘O Desenvolvimento Costa Norte: história recente e projecto de uma reforma administrativa’, num painel que contará ainda com a participação de Francisco Gomes e de António Trindade. No período da tarde vão ter lugar dois painéis dedicados aos ‘Filhos da Terra’, com a apresentação de testemunhos e histórias de vida.
A abrir o segundo dia do evento, realizar-se-á um painel de debate subordinado à temática ‘Que futuro para a Costa Norte?’, tendo por moderador o director do DIÁRIO de Notícias e da TSF Madeira, Ricardo Miguel Oliveira , onde serão abordadas áreas como a saúde, a educação, a economia, a solidariedade, entre outras.
Haverá espaço ainda para o professor Jacinto Jardim, da Universidade Aberta, abordar a temática ‘Regiões empreendedoras: contextos, estratégias e indicadores de uma transformação’.
O congresso encerrará com a palestra de Alberto João Jardim: ‘Costa Norte, a autonomia política da Madeira e o desenvolvimento na área’.
O evento será um espaço de debate sobre passado, presente e futuro da Costa Norte da Madeira, em vária áreas e um momento para recordar histórias e tradições, cruzando saberes e experiências, da história ao património, da religião ao artesanato, da música às tradições das suas gentes, entre outros aspectos.