A freguesia de São Martinho foi ontem distinguida no âmbito das boas práticas ambientais que têm sido postas em prática pelo executivo socialista. Pelo segundo ano consecutivo, a freguesia alcança o galardão ‘Bandeira Eco-Freguesias XXI’, ocupando o 6.º lugar a nível nacional, entre as 93 freguesias concorrentes.
De entre os onze indicadores tidos em conta na avaliação, São Martinho distinguiu-se com nota máxima na ‘gestão ambiental’ e na ‘democracia participativa’, factores que contribuem para o reforço da sustentabilidade do seu territórios nas vertentes ambiental, económica e socio-cultural.
De referir que no ano passado, esta freguesia havia ficado em nono lugar, pelo que Duarte Caldeira e Thomas Dellinger não escondiam a satisfação no momento em que receberam a distinção. Conforme referiu o presidente da Junta ao ‘Diário das Freguesias’, “esta distinção é muito importante para São Martinho, pois mostra que estamos no caminho certo, no que toca às boas práticas ambientais”. Duarte Caldeira frisou que “olhando os exemplos de outras freguesias no país, não temos dúvida de que estamos bem e em linha com o que se passa a nível nacional”, disse, salientado que da troca de experiências com outras autarquias traz conhecimentos e ideias que podem ser postas em prática em São Martinho.