Anualmente, dezenas de quilómetros de caminhos, becos e veredas são alvo da limpeza e arranjos realizados pela Junta de São Martinho, a que se junta a manutenção de alguns jardins da freguesia.
Estes trabalhos beneficiam dos 96 mil euros que a Junta recebeu este ano da Câmara Municipal do Funchal, na sequência dos acordos de execução com esta outorgados, aproveitando a proximidade e o apoio directo que a Junta tem na comunidade local. Mas estas intervenções beneficiam, também, os turistas.
Duarte Caldeira Ferreira lembra que “São Martinho está localizada na maior zona hoteleira da Região e muitos dos que nos visitam realizam passeios pelas zonas mais rurais da freguesia, em especial pela Levada dos Piornais, e como tal, queremos que levem a melhor imagem das zonas por onde passam. Sentimos que assim também o Poder Local colabora para que a Região ostente o galardão de melhor destino insular do mundo ”.
O Presidente da Junta sublinha a dimensão da freguesia para reforçar o tamanho do trabalho ali executado diariamente e lembra que “são cerca de 30 quilómetros de acessos pedonais, espalhados ao longo de uma área de 8 km2, e que são frequentemente alvo de diversas intervenções, quer de mondas e limpezas, quer no que diz respeito à manutenção e reparação de acessos”.
Neste âmbito, o autarca sublinha que “o objectivo primordial é manter as melhores condições de acessibilidade, principalmente a quem necessita destes acessos para chegar a casa. Este é um trabalho que necessita de ser executado ao longo de todo o ano. Só assim é possível dar conforto especialmente a quem habita em São Martinho, mas também a quem trabalha ou passa por esta freguesia”.
Refira-se que sempre que há conhecimento de casos de pouca mobilidade, nomeadamente para aqueles que têm de se deslocar em cadeiras de rodas, a Junta procede à eliminação dessas barreiras, procedendo à colocação de rampas de acesso assim como varandins, uma ajuda para a população mais idosa da freguesia.