Será nesta sexta-feira, em São Martinho, que a Junta de Freguesia realiza a cerimónia do hastear da bandeira verde, galardão atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, pelo desempenho em termos de sustentabilidade ambiental.
Um reconhecimento que acontece pela terceira vez consecutiva, algo pouco comum em todo o país. Desta vez, a freguesia madeirense alcançou o 8.o posto a nível nacional entre as freguesias com mais de 20 mil habitantes, numa edição marcada pelo aumento de participação de freguesias, tendo ultrapassado os 80% dos critérios exigidos.
Para o presidente da Junta, a manutenção deste galardão deve-se “à implementação de medidas que se mostraram eficazes do ponto de vista ambiental”. O autarca lembra que a redução da pegada ecológica foi um dos principais objectivos traçados pelo executivo que governa os destinos de São Martinho e que estar novamente entre as melhores classificadas vem aferir que “a freguesia está comprovadamente mais verde e mais amiga do ambiente”.
Duarte Caldeira realça o papel que toda a comunidade es- colar teve neste feito e lembra que foi importante a freguesia atingir o pleno no que diz res- peito a Eco-Escolas. O autarca salienta ainda a importância da promoção dos princípios ambientais e na forma como a mensagem foi atendida pelas famílias da freguesia que, no âmbito do projecto Eco-Família, souberam colocar em prática comportamentos que “comprovadamente estão a influenciar positivamente a sustentabilidade da sua comunidade”.