A Junta de Freguesia de São Martinho procedeu à entrega dos prémios relativos ao concurso “Eco-Famílias”, uma iniciativa dinamizada em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa. O objectivo principal desta iniciativa passou por distinguir as famílias da localidade que, no seu dia-a-dia, já demonstram preocupações com o ambiente e com a sustentabilidade do planeta.
O presidente da Junta lembrou que “em São Martinho o Executivo decidiu abraçar esta iniciativa como forma de premiar as famílias que já demonstram ter hábitos sustentáveis”. O autarca socialista reforça que “pretende-se, igualmente, informar a população de São Martinho sobre as causas ambientais, procurando alertar para a necessidade de todos terem comportamentos que, de uma forma ou de outra, vão influenciar a sustentabilidade da sua freguesia”.
Duarte Caldeira Ferreira realçou a necessidade de surgirem mais iniciativas deste tipo pois “conseguem agregar esforços de todos num objectivo comum, quer seja a população, quer seja o Poder Local, ainda mais quando “permite uma melhor qualidade de vida para todos, num planeta mais sustentável”. E em São Martinho, “esse percurso já começou”, referiu.
Esta iniciativa faz parte do projecto «Eco-Freguesia XXI», que reconhece e valoriza as práticas e políticas de sustentabilidade, valorizando quer os processos de educação, cidadania e participação, quer os resultados, traduzidos no incremento da sustentabilidade do território.