Nas últimas semanas, a Junta de Freguesia de São Martinho tem vindo a colocar em prática o projecto que passa por dotar as salas de aula das escolas do ensino básico com tecnologia interactiva.
Este foi um dos objectivos traçados pelo executivo liderado por Duarte Caldeira Ferreira para este mandato, cuja implementação já se fez sentir no último ano lectivo, um pouco pelas salas de aula da freguesia.
As Escolas do Ensino Básico da Nazaré, Ajuda, Areeiro, São Martinho e Lombada, vão, agora, engrenar numa nova velocidade tecnológica, num ambiente digital que já é muito familiar aos alunos. Um esforço financeiro do orçamento da Junta que no total ascenderá a 55 mil euros.
Com o objectivo de mais rapidamente disponibilizar estas ferramentas tecnológicas à comunidade estudantil, a Junta de Freguesia decidiu antecipar já para este ano parte do investimento inicialmente previsto para acontecer só em 2021. Em causa estão 16 equipamentos que vão ficar disponíveis mais cedo para benefício da população estudantil da freguesia, num projecto que dotará o ensino básico de São Martinho de um total de 26 salas interactivas, já no início do próximo ano escolar.
Para Duarte Caldeira Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, “esta é uma forma de o Poder Local colaborar na actualização dos espaços de ensino, indo ao encontro das necessidades e anseios já demonstrados por toda a comunidade escolar”.
O autarca lembra que o apoio ao ensino, no caso das Juntas, não se pode cingir unicamente às ajudas materiais destinadas à manutenção das escolas nem somente aos apoios financeiros às actividades por estas desenvolvidas, “há que ir mais além e olhar para o futuro de quem está no centro desta equação, o aluno”, referiu.
Quanto a esta evolução tecnológica das salas de aula, Duarte Caldeira não tem dúvidas, “terá efeitos no aproveitamento escolar dos mais novos fregueses de São Martinho, preparando-os em melhores condições para futuro”.
O presidente da Junta salienta que “este tipo de iniciativas são fruto de um constante diálogo com as escolas de São Martinho”. Uma relação de proximidade que tem sido imprescindível para que surjam projectos com esta dimensão. O autarca realça, com agrado, terem sido os professores os primeiros a ficarem satisfeitos com os equipamentos e a destacarem as enormes vantagens desta tecnologia.
Estes ecrãs interactivos, agora disponibilizados, permitem oferecer aos professores e alunos funcionalidades que facilitam o ensino e a aprendizagem, possuindo acesso à Internet e conteúdos de ensino adaptados aos programas a leccionar. O quadro tem os dias contados e chegou à hora da tecnologia invadir as escolas de São Martinho, fazendo com que o mundo fique à distância de um simples toque no ecrã.