Foi a 3 de Março de 1579, através de Alvará Régio, que o Cardeal D. Henrique criou a freguesia de São Martinho. Desde 2014 que a Junta de Freguesia de São Martinho comemora essa efeméride, elevando assim a freguesia e as suas gentes.
Este ano a cerimónia comemorativa realizar-se-á nos Jardins da Ajuda, pelas 18h30, no âmbito da descentralização iniciada em 2019.
A cerimónia, aberta à população, iniciará com as intervenções dos vogais da Assembleia de Freguesia, representativos de cada grupo político, seguido da intervenção de Thomas Dellinger, Presidente da Assembleia de Freguesia, posteriormente Duarte Caldeira, Presidente da Junta de Freguesia proferirá também um discurso, terminando com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Funchal.
A segunda parte das comemorações será para prestar as homenagens a personalidades e instituições da freguesia, que tenham prestado um serviço relevante à comunidade ou que se tenham distinguido de alguma forma.
Serão três os homenageados: o Grupo Folclórico de São Martinho, que este ano completa 30 anos, tendo tido um papel relevante ao longo das últimas três décadas nessa área; o actor Élvio Camacho, filho da freguesia, apesar de jovem, tem um percurso notável na área do teatro, sendo por isso também uma figura incontornável no panorama regional quando o assunto é teatro; por fim, será homenageado José Sargo, que desempenhou funções de vogal de forma notável no executivo da Junta de Freguesia, durante 6 anos, tendo partido abruptamente recentemente.
A sessão terminará com um apontamento musical.
No seu discurso, espera-se que Duarte Caldeira releve o trabalho executado pela Junta de Freguesia ao longo dos últimos anos, com especial destaque para este último. As actividades diárias de uma Junta de freguesia que se quer dinâmica, os grandes eventos locais, os apoios à educação e às pessoas, assim como a preocupação com o meio ambiente, deverão ser a tónica, em tom de balanço de um discurso também virado para o futuro da freguesia.