São Martinho vai assim continuar a ostentar a bandeira verde como Eco-Freguesia, pela terceira vez consecutiva, galardão atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, pelo desempenho em termos de sustentabilidade ambiental, tendo alcançado a 8ª posição entre as freguesias com mais de 20 mil habitantes, numa edição marcada pelo aumento de participação de freguesias de todo o país, que decorreu no distrito de Leiria. Duarte Caldeira Ferreira, presidente da Junta, congratula-se com a manutenção deste galardão referindo que deve-se “à implementação de medidas que se mostraram eficazes do ponto de vista ambiental”.
O autarca lembra que a redução da pegada ecológica foi um dos principais objectivos traçados pelo executivo que governa os destinos de São Martinho, colocando a localidade entre as melhores classificadas, tornando-a “comprovadamente mais verde e mais amiga do ambiente”.
Para a atribuição da Bandeira Verde são considerados vários factores como a educação para a sustentabilidade, gestão ambiental, energia, água e resíduos, mobilidade e transportes, espaços públicos, biodiversidade e espaços verdes, informação e participação pública, serviços de proximidade, desenvolvimento sóciocultural, promoção, visão e desenvolvimento.
“É um motivo de orgulho para o Executivo da Junta e, certamente para todas as famílias e instituições de São Martinho”, reagiu não esquecendo o papel que toda a comunidade escolar teve neste feito e lembra que foi importante a freguesia atingir o pleno no que diz respeito a Eco-Escolas.
A cerimónia organizada pela Associação Bandeira Azul da Europa com o apoio do Município de Pombal, contou com a presença na sessão de abertura de Jorge Botelho, Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local e Jorge Amador, Membro Executivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE). O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes marcou presença na sessão de encerramento.