Embora o dia de São Martinho se assinale apenas na próxima segunda-feira, dia 11, são muitas as localidades e paróquias que aproveitam já o próximo fim-de-semana para fazer a festa em sua honra. O assinalar desta data serve, também, de pretexto para que, em diferentes pontos da Ilha, se promovam as provas do vinho novo, acompanhado de bacalhau assada, as iguarias tradicionais desta altura.
O lado religioso das celebrações de São Martinho é vivido sobretudo na paróquia do arciprestado do Funchal que lhe é devota e a quem empresta o nome. Em São Martinho estão a ser preparados três dias de celebrações, com novenas (que começaram ontem e continuam hoje e amanhã, sempre às 18 horas) e missas também dedicadas a Nossa Senhora do Patrocínio. No sábado, dia 9, às 19 horas, haverá missa seguida de procissão no adro da igreja. Haverá música ao vivo com Octávio Freitas.
Para domingo, dia 10, a missa da véspera de São Martinho está agendada para as 18 horas. Pela noite dentro, além das tradicionais barracas de comes e bebes, conte com a actuação de Ruben Aguiar. Esta é considerada a noite mais ‘forte’, pelo que não deverão faltar atractivos para o típico arraial madeirense, com o bacalhau assado e o vinho novo a fazerem parte das ementas.
Na segunda, dia do padroeiro, a missa será às 19h30, seguida da habitual procissão. Além da Banda de Santo António, que actua também nos outros dias, conte com a animação pelo Grupo Folclórico de Santa Rita. Refira-se que a festa é organizada pela paróquia, através de uma comissão de festas.
Vinho novo e bacalhau
Um pouco por toda a Ilha, em várias localidades, promovem-se iniciativas, este fim-de-semana, com o pretexto de provar o vinho novo e o bacalhau assado na brasa.
Na freguesia da Ilha, no dia 10, a Casa do Povo local promove o concurso ‘A Melhor Pinga de S. Martinho 2019’, onde além das iguarias já referidas não vão faltar as castanhas assadas para acompanhar o convívio entre gerações, com animação do Buzico. Depois da animação terá lugar a prova do vinho novo dos participantes no concurso, havendo prémios para os três melhores.
Prova do vinho haverá, também, no Arco de São Jorge, no dia 9, a partir das 19 horas. A concentração far-se-á no Museu do Vinho e da Vinha, seguindo o cortejo do ‘Santo Bacalhau’ com animação pelas principais ruas da freguesia. Pelas 23 horas, no Centro Municipal de Intercâmbios haverá um convívio onde não faltará o bacalhau e outras iguarias da época.
No mesmo dia, na mesma freguesia, um estabelecimento comercial promove a ‘II Prova de Vinho Seco’, precisamente com o objectivo de dar destaque à tradição de provar o vinho por esta altura.
No Rochão, na Camacha, o Grupo de Folclore local tem agendadas para domingo, dia 10, a partir das 19 horas, as celebrações de São Martinho.
No dia 11, mas no Centro Comunitário da Primeira Lombada, na Ponta Delgada, há ‘Ceia de São Martinho’, promovida pelo ‘Bar A Vereda’ em parceria com o projecto ‘Envelhecer com Alegria’. As inscrições podem ser feitas até dia 9.
Búzio para manter a tradição
Em São Roque do Faial, o São Martinho é comemorado com o tocar do búzio, cabendo à Casa do Povo da freguesia promover a 15.ª edição de um concurso que visa difundir esta tradição pelas gerações mais novas. Também no dia 10, a partir das 17 horas, na sede da referida agremiação, serão atribuídos prémios às três categorias a concurso, entre homens, mulheres e crianças. As inscrições podem ser feitas no próprio dia.
Prova de atletismo no domingo
Para quem gosta de correr, a Associação de Atletismo regional, em parceria com a Junta de Freguesia de São Martinho, promove no domingo, às 19h30, a 22.ª edição do ‘Circuito de São Martinho’, prova pontuável para os circuitos ‘Madeira a Correr’ e ‘Mini Madeira a Correr’.