• São Roque
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Jardim da Biosfera foi reabilitado com retoques artísticos
23 Abril, 2021
São Roque do Faial celebra Dia do Bom Pastor
23 Abril, 2021

São Roque assinou protocolos com cinco associações desportivas e culturais da freguesia

23 Abril, 2021 às 11:00

O presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Pedro Gomes, assinou os protocolos de apoio com os representantes de todas as associações culturais e desportivas daquela freguesia, numa cerimónia onde estiveram presentes o Clube Desportivo do Azinhaga, a Associação Cultural e Recreativa do Galeão, o Clube Desportivo de São Roque, o Recreio Musical – União da Mocidade, e a recém-criada Associação Alegria Madeira.

O protocolo pressupõe que as associações vão ao encontro dos mais jovens e dos menos jovens, que lhes apresentem as suas atividades e os incentivem a praticar desporto ou actividades culturais, explicou o autarca.

“Todos os anos, fazemos um protocolo com as associações culturais e desportivas da freguesia, que tem como principal objetivo apoiar financeiramente estas instituições de forma a que estas incluam a população nas suas atividades, contribuindo para uma sociedade mais saudável, mais culta e mais inclusiva”, sublinhou.

Através dos protocolos, por exemplo, a Associação Alegria Madeira poderá promover a prática do atletismo junto da população mais jovem e menos jovem, adaptando-a à idade de cada grupo. Da mesma forma, o Azinhaga e o Clube Desportivo de São Roque poderão promover a prática de futebol, ténis de mesa, dança, entre outras modalidades, exemplificou Pedro Gomes.

O presidente da Junta de Freguesia de São Roque falou ainda da importância em apoiar as associações culturais locais. “Do ponto de vista cultural, temos a Associação do Galeão que tem como ex-libris que o presépio que monta no Natal. Temos também a Associação Recreio Musical – União da Mocidade, uma instituição centenária que para além de defender os pergaminhos de São Roque a nível nacional e internacional, também tem levado o nome da freguesia a muitas partes do mundo. Para além da orquestra tem ainda uma escola de música, que dá formação aos nossos jovens”.

Para Pedro Gomes as actividades culturais e desportivas contribuem não só para uma sociedade mais saudável e culturalmente mais rica, mas igualmente para evitar comportamentos desviantes dos mais jovens. “temos como intuito ajudar a sociedade no global e os jovens em particular, para que estes tenham uma educação mais saudável, e um maior desenvolvimento físico e intelectual”, concluiu.

Share
Victor Hugo
Victor Hugo

Publicações relacionadas

29 Maio, 2025

Exposição lúdica da Associação Ornitológica da Madeira em São Roque


Ler mais
27 Maio, 2025

Concurso de Sidras Naturais da Madeira contou com 24 participantes


Ler mais

Foto: DR/Arquivo

26 Maio, 2025

Escola dos Ilhéus volta a vencer prémio nacional do Conto Filosófico para Crianças


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Exposição lúdica da Associação Ornitológica da Madeira em São Roque
  • EB1/PE das Figueirinhas realiza mobilidade Erasmus+ na Áustria
  • Tunacedros de São Roque do Faial em digressão a Viseu
  • ADN denuncia “estado vergonhoso” da limpeza e manutenção das áreas públicas no Caniço
  • Concurso de Sidras Naturais da Madeira contou com 24 participantes
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.