A Casa do Povo de São Roque do Faial organizou ontem, terça-feira, 11 de fevereiro, na sede da instituição, uma ação de sensibilização sobre a temática da importância da hidratação nos idosos
A atividade foi dinamizada pela Enfermeira Manuela Teixeira do Centro de Saúde de São Roque do Faial. A ação, centrada na importância que a água desempenha na nossa vida, teve como objetivo principal alertar e sensibilizar a população para a problemática que a falta de hidratação pode causar nos idosos e na população em geral.
A oradora começou por referir algumas características que a água desempenha no nosso organismo e a sua importância para o bom funcionamento das articulações, do funcionamento dos rins e qualidade da pele. Alertou para a necessidade de se ingerir muita água sendo aconselhável beber entre 1,5 e 2 litros por dia.
No decorrer da ação foi dando alguns conselhos de como o ser humano se pode hidratar. Recordou que a água pode ser ingerida de forma normal, mas poderá também ser através da infusão de ervas ou chás, no consumo de hortícolas e frutas, no leite, nos sumos (preferencialmente sem a adição de açucares).
Aproveitou para elucidar os sintomas que nos permitem perceber que estamos a ficar desidratados, nomeadamente: dores de cabeça, pele seca, falta de saliva na boca…
Uma vez que funciona nas nossas instalações o Centro de Convívio, os idosos que frequentam aquela valência participaram na ação de sensibilização, assim como outros interessados.
A Casa do Povo aproveita para agradecer, mais uma vez, a Enfermeira Manuela e o Centro de Saúde de São Roque do faial, pela colaboração neste tipo de iniciativas.