Na sequência de reavivar e manter as tradições da freguesia, a Casa do Povo de São Roque do Faial, através do Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses”, volta a organizar na terça-feira, dia 14 de janeiro, véspera do Santo Amaro, o Varrer dos Armários.
Há muito tempo que a tradição de varrer os armários na véspera de Santo Amaro se tinha perdido em São Roque do Faial. Há 18 anos a nossa Casa do Povo visitou algumas casas no dia 14 de janeiro para visitar as lapinhas. Como as pessoas das casas visitadas gostaram da iniciativa, a Casa do Povo incluiu no seu Plano de Atividades o Varrer dos Armários de modo a reavivar esta tradição.
Antigamente era hábito visitar as casas dos amigos pelo Santo Amaro, pois nesta freguesia a “Festa” terminava nessa altura.
Com o objetivo de identificar a nossa terra e os nossos costumes, a Senhora Natividade Abreu fez uma letra e música própria para esta atividade. De realçar o facto de essa música ter sido incluída no CD Alma de Um Povo que a nossa instituição lançou 2023.
Uma curiosidade é o facto de um dos membros do grupo ir com vestes imitando o Santo Amaro. A vassoura e a pá serão também levadas pelo grupo de modo a simbolizar o varrer dos armários.
A visita às casas iniciar-se-á por volta das 18:30 horas na freguesia de Santana, seguindo-se as de São Roque do Faial.
Mais uma vez, os principais objetivos desta atividade são os de recuperar e manter vivas as tradições desta terra e proporcionar momentos de convívio e confraternização entre os elementos do Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses” e aqueles que nos recebem, sempre com boa disposição e amizade.