São Roque encerra, hoje, as comemorações dos 440 anos da criação da freguesia, numa cerimónia, no Largo do Miradouro que contará com a presença do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, em representação do Governo Regional, um membro do executivo municipal e presidente da Junta de Freguesia de São Roque.
Pedro Gomes aproveita o fim de um programa de comemorações que se prolongaram por vários meses, para recordar o que tem sido feito nesta freguesia do Funchal, desde 2013, ano em que chegou à junta.
“Temos tido uma grande preocupação social, e vamos continuar a investir nessa área. Apoiámos famílias carenciadas com cabazes, com medicamentos, na reconstrução de habitações degradadas, com material escolar para os estudantes e bolsas de estudo para os universitários”, adiantou Pedro Gomes.
O presidente da junta também destaca o papel do Pólo de Emprego que promoveu a integração de dezenas de pessoas no mercado de trabalho.
“Para além de apoiarmos eventos desportivos, realizámos protocolos com as várias associações e clubes locais, porque entendemos que o desporto e a cultura são essenciais, numa sociedade que se quer saudável e culturalmente activa”, sublinha.
O investimento em obras foi outro dos compromissos que, garante, “tem sido concretizado e vai continuar a sê-lo”, nomeadamente na melhoria das condições de acesso a centenas de moradores, especialmente aqueles que têm mobilidade reduzida. Um trabalho que tem sido garantido pela iniciativa ‘Sítio a sítio’, que leva o executivo da Junta de Freguesia a percorrer os vários sítios de São Roque.
Em termos ambientais, foi criado um ecoponto no Galeão. “Era uma das antigas aspirações desta população”, diz Pedro Gomes.
O autarca também lembra o apoio dado às festividades de São Roque. “Ao trazer mais pessoas a São Roque, estamos a promover a freguesia junto de residentes e visitantes, promovendo o desenvolvimento económico local e apoiar os feirantes que vêm o seu rendimento familiar aumentar.”