Animação, magia e muitos sorrisos. Este foi o ambiente vivido pelas mais de 750 crianças e idosos esta manhã no Circo Mundial. Uma oferta de Natal da Junta de Freguesia de São Roque a todos os alunos das escolas básicas locais [Escola da Achada, Escola de São Roque, Sagrada Família das Irmãs Hospitaleiras] e aos utentes do recém-inaugurado Centro de Dia de São Roque.
“É com grande satisfação que vemos a sala do circo cheia de pessoas sorridentes. Trouxemos um total 750 pessoas de São Roque, com idades compreendidas entre os 4 e os 94 anos, e assim conseguimos juntar diferentes gerações, proporcionando-lhes um dia especial”, disse Pedro Gomes, presidente da Junta de Freguesia de São Roque, ao ‘Diário das Freguesias’.
Esta é uma iniciativa que aquele órgão autárquico vai manter. “Na verdade, existem algumas famílias que provavelmente não teriam oportunidade de trazer os seus filhos ao circo e nós conseguimos proporcionar esse momento de alegria. E apesar de termos aqui jovens que teriam essa possibilidade, não há nada como virem todos juntos, em comunidade.”
Pedro Gomes fala na “importância da solidariedade”, para com aqueles que têm menos mobilidade, nomeadamente os jovens da Sagrada Família e os idosos do Centro de Dia. “Esta é uma forma de quebrar a rotina de pessoas que, por vezes, passam o dia sem poder sair das instituições, têm um dia diferente e alegre.”
Para tornar este momento possível foi necessário algum esforço financeiro por parte da Junta de Freguesia e uma grande coordenação com toda a comunidade escolar. Por isso, o autarca agradece não só aos educadores de infância, aos professores e auxiliares, mas também à restante comunidade escolar, pois “sem eles não seria possível trazermos tantas crianças e jovens para assistirem a este espectáculo circense.”
Trata-se, concluiu, de uma mais valia para toda a comunidade de São Roque: “Vale a pena ver toda a gente feliz. Há uma grande satisfação quer da parte de quem organiza quer da comunidade saber que os seus filhos, netos e agora os seus pais têm um dia diferente e bem animado.”