Juvenal Rodrigues
Juvenal Rodrigues
Realizou-se, na Freguesia de Santa Maria Maior, no passado dia 01 de Maio a procissão em honra de Santiago Menor, padroeiro da Diocese do Funchal.
A Missa e procissão foram presididas pelo novo Bispo do Funchal D.Nuno Brás e contou com a presença do Presidente da ALM, do Governo Regional e entidades civis e militares. A cerimónia contou ainda com a presença do Presidente da CMF, Presidente da Assembleia Municipal, Vereadores, Deputados Municipais, Presidentes de Juntas de Freguesia e Presidentes de Assembleia de Freguesia.
O cumprimento do voto a São Tiago Menor fugiu, este ano, ao trajeto dos últimos anos para voltar ao antigo, saindo da Sé do Funchal, percorrendo a Avenida do Mar, atravessou o centro histórico de Stª Maria Maior, vulgo Zona Velha, passou junto à capela do Corpo Santo (de onde tem saído ultimamente) e teve o seu términos na Igreja do Socorro que antes do aluvião de 1803 era conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Calhau. Seguiu-se a missa também presidida pelo Bispo do Funchal e um lindo coro de música religiosa que deleitou todos aqueles que encheram a igreja.
Segundo a fé cristã, foi à data de 1521 que o clero e as autoridades locais elegeram o santo como Padroeiro da cidade do Funchal na esperança de erradicar o surto de peste que nesse ano assolou a Madeira e vitimou muitos madeirenses. Ainda hoje, no salão da Assembleia municipal do Funchal e em outros lugares de culto, existe a figura do santo padroeiro da cidade do Funchal.
Segundo a Wikipédia, Tiago, filho de Alfeu ficou conhecido como Santiago Menor ou São Tiago Menor. (para distingui-lo de São Tiago Maior) É filho de Alfeu e é referido pelos católicos romanos, no Novo Testamento como irmão do apóstolo Judas Iscariotes e filho de Maria e, segundo reza a história, é ainda primo de JesusCristo. No tempo em que viveu decidiu seguir a Cristo e foi uma das testemunhas da Ascensão e da Ressurreição.
Segundo o Evangelho de São Mateus, Jesus escolheu doze companheiros para seus discípulos. Simão (Pedro) e seu irmão André, Tiago e seu irmão João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Tadeu, Simão Cananeu e Judas Iscariotes. O próprio Jesus os chamou de apóstolos, palavra que em grego significa “enviados” e a eles coube a tarefa de iniciar a evangelização do mundo.
Na Carta de São Paulo aos Gálatas e nos Atos dos Apóstolos é dito que São Tiago Menor com São Pedro era a principal figura da Igreja, e nas Escrituras dizem que sempre teve certa preferência na atenção e afeição de Jesus. No ano de 42 até o de 62 d.C. São Tiago Menor foi o primeiro bispo de Jerusalém, onde era líder do movimento cristão, falava sobre a Circuncisão e espalhava a palavra para os pagãos, e uma das epístolas canónicas que escreveu foi a de São Tiago no Novo Testamento. Devemos a São Tiago Menor muitos ensinamentos, pois era um homem de pureza e graça, que desde o nascimento até seu martírio (em 62 d.C.) servia vigorosamente a Deus.
Flávio Josefo em sua obra “antiguidades judaicas” narra que um certo Tiago tomou para si o encargo de dirigir a Igreja de Jerusalémapós a partida de Pedro e que participou ativamente do primeiro Concílio da Igreja, que tratava da questão da circuncisão e da pregação do Evangelhopara os pagãos, evento este que teria ocorrido por volta de 54 antes d.C. De fato, tal tradição é reconhecida e confirmada por Eusébio de Cesareia, que narra ter sido este apóstolo o líder da comunidade cristã daquele local por cerca de dezoito anos e que sua conduta piedosa e atuante provocou a fúria dos sacerdotes judeus, em especial o sumo sacerdote Anás II que instigaram as turbas a trucidarem o apóstolo, apedrejando-o até a morte. Uma tradição relatada por Eusébio de Cesareia, esta menos confiável, nos conta que por não renegar e tampouco amaldiçoar o nome de Jesus foi atirado do Pináculo do Templo e que sobreviveu à queda, sendo consumado seu martírio com uma pá de pisoeiro.
Esperemos que para o próximo ano estejamos livres da(s) peste(s). Palavra do Senhor… quer dizer do Bispo da diocese.