Teve início hoje, no Centro Cívico de Santa Maria Maior, a quarta edição do ‘Encontro pela Saúde’,sob o lema ‘Saúde é Vida’, uma iniciativa da Junta de Freguesia local que proporciona à população da freguesia um conjunto de actividades gratuitas de cariz social e lúdico-desportivas, com vista à prevenção e ao melhoramento da qualidade de vida e bem-estar integral da população.
Na cerimónia de abertura estiveram presentes Paulo Cafôfo, presidente da Câmara Municipal do Funchal, e a Vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro do Desenvolvimento Social.
Paulo Cafôfo destacou, na ocasião, a função e a responsabilidade do poder local ao nível da Saúde, congratulando o trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior ao longo dos últimos anos, neste âmbito: “o Presidente Guido Gomes e o actual Executivo da Junta têm tido esta preocupação, viabilizando rastreios e análises que possam ser feitas em termos de diagnóstico à saúde da nossa população. Nada melhor do que uma Junta, pela proximidade que mantém com os fregueses e munícipes, para mover empresas e utentes em prol da prevenção da doença e da promoção da saúde.”, frisou.
“É essa a nossa função enquanto autarcas, porque conhecemos os custos que determinadas as doenças implicam ao Sistema Regional de Saúde, quando há um avanço com falta de diagnóstico. O que temos de continuar a fazer é ir ao encontro da população, aferir a sua situação e depois, se houver necessidade, encaminhar as pessoas para outro tipo de acompanhamento e tratamento”, acrescentou.
O Presidente terminou salientando que “a nossa função não é somente com a população em geral, mas também perante todos os colaboradores da Autarquia. A Câmara Municipal do Funchal não tinha, por exemplo, Medicina e Saúde no trabalho e esse foi um serviço que introduzimos, de forma de investir na qualidade de vida dos nossos funcionários, que prestam também um serviço publico à nossa população.”