Na sequência do descontentamento da população em relação à alteração do sentido do trânsito na Estrada da Pretelha, a Câmara Municipal da Ribeira Brava (CMRB) esclarece que a proposta de alteração aprovada pretende solucionar uma situação problemática que se verifica nas imediações da escola do primeiro ciclo. Ora, face à falta de estacionamentos, é frequente o congestionamento naquela zona, tendo já, inclusive, se registado alguns acidentes. Além disso, segundo a Autarquia, é notória a exposição de peões, sobretudo os alunos do referido estabelecimento de ensino e encarregados de educação, ao perigo eminente naquele local.
Na nota enviada pela CMRB ao Diário das Freguesias é referido que “a decisão foi tomada para atender aos sucessivos pedidos daquela entidade escolar, dos seus técnicos e de alguns encarregados de educação, tendo também sido ouvida a PSP nesta matéria, que sugeriu proceder-se à alteração de trânsito, passando este a fazer-se em sentido único”, refere. E porque não se verificaram problemas iniciais a esta recomendação, a CMRB procurou implementar a medida, salvaguardando, ainda assim, a possibilidade de o trânsito poder circular nos dois sentidos para moradores e colaboradores da Escola do primeiro ciclo.
E para tornar mais eficaz esta alteração foi ainda contemplada a sinalização vertical e horizontal para o efeito, bem como recuar parte do passeio em frente ao edifício escolar, por forma a facilitar o acesso dos autocarros e dos encarregados de educação que ali deixam os seus educandos.
A Câmara Municipal fez saber, também, que neste momento está a procurar encontrar um ponto de entendimento de modo a que as alterações vão ao encontro de todos os interessados nesta matéria, dando assim expressão ao abaixo-assinado apresentado por alguns residentes do Campanário. Contudo, a Autarquia não deixa de salientar que é prioritária a segurança de todos os que andam na referida estrada, lembrando os vários acidentes que ali ocorreram no passado e o facto de estar em causa a integridade de todos os que circulam nesta via de forma apeada.