A Junta de freguesia de São Gonçalo, promove amanhã pelas 20 horas o primeiro cortejo alegórico de Carnaval da freguesia.
São cerca de seis grupos que estão confirmados para alegrar todos os que vão se concentrar desde o entroncamento com a estrada da Camacha até ao recém-inaugurado Largo João Abel Caldeira Leal.
A concentração e alinhamento dos grupos está marcado para as 8 da noite cujo início do cortejo estará a cargo do grupo da SócioHabita Funchal, que contará com cerca de 75 foliões.
Após a primeira passagem, desfilará o grupo de foliões da Casa do Povo de São Gonçalo, onde participam os utentes das diversas atividades promovidas ao longo do ano por esta instituição. Com o tema, anos 20, este grupo pretende recriar e reviver os anos 20, onde a música, o detalhe dos fatos de disfarce e a coreografia animará e alegrará todos os participantes e espectadores.
A associação Tramas e Enredos, cujo autor do projecto é Raúl Diniz, irá distribuir felicidade, fazendo com que os participantes e os espectadores se contagiem com o audaz ritmo da Bateria, disfrutando de um espetáculo cheio de brilho, luzes, cores e sons sem precedentes.
Como tema, “Baila que baila”, a Associação Batucada da Madeira, mostra-se como uma homenagem à ilha da Madeira, tendo como referência as cores existentes no tecido das saias das mulheres do bailinho, as conhecidas “viloas” que tão caracterizam a nossa ilha.
A Associação Palco D’ Emoções, entra com o tema “O Amor entre o Sol e a Lua” da autoria de Carla Costa, que irá iniciar o desfile com a Porta Bandeira e Mestre Sala, estes representam o namoro da Lua e do Sol. Ela será a Lua de branco, prata, e tons de azul, ele o Sol, em dourado, amarelo, laranja e vermelho. Em seguida desfila a comissão de frente a representar as alas, carro alegórico, bateria foliões, as baianas, terminando com a ala de encerramento, emprestando e garantindo, luz cor e muita animação.
“OS CARIOCAS” A.C.R.E.S.” terminam o cortejo alegórico de São Gonçalo. Com uma trupe com uma vasta experiencia em cortejos carnavalescos e sob o tema: “Cariocas no Paraíso com Magia”, que se caracteriza como sendo um projeto avangard e ao mesmo tempo com alguma inspiração na indumentária do séc. XVI, principalmente na classe da nobreza, que ostentava a riqueza e o luxo, ouro pedras preciosas, vestidos compridos com mangas exageradas, em tecidos brocados, veludos, sedas, etc, corpetes aderentes ao corpo para salientar o busto. É um projeto que floresce com muito glamour, sensualidade, diversão e alegria.
Tiago Freitas, presidente da Junta, considera que “estes eventos provocam necessariamente alguns constrangimentos, sobretudo na circulação rodoviária, contudo estamos em crer, que a perturbação será mínima, pretendemos trazer e criar eventos para a nossa freguesia de forma a encaminhar mais pessoas a São Gonçalo. Queremos fomentar iniciativas que permitam estimular o comercio local, nomeadamente bares e restaurantes”,