Foi pelo terceiro ano consecutivo que a freguesia do Seixal, no concelho do Porto Moniz, teve um desfile na terça-feira de Carnaval. A iniciativa, como vem sendo hábito, partiu do executivo da Junta de Freguesia.
E se há três anos apenas um pequeno grupo de pessoas se juntou para desfilar com os seus disfarces, este ano foram já quase meia centena de mascarados.
Conforme revelou Luísa Novais, “cada um escolhe o seu disfarce e desde bebés até idosos todos desfilaram pelas ruas da freguesia”. A presidente da Junta acrescentou que “apitos e pandeiretas ajudaram na música de Carnaval”, ao som da qual lá foram desfilando pela estrada principal, não faltando o típico carro alegórico a abrir o desfile e outro carro a fechar o mesmo.
A autarca disse ao ‘Diário das Freguesias’ que esta é uma forma de manter uma tradição que estava se perdendo. “Antigamente, neste dia de Carnaval, viam-se mascarados a circular pela freguesia. Tão bem mascarados que se tornava um desafio adivinhar quem seria a pessoa debaixo do disfarce…”, lembra.
Mas, nos tempos que correm deixou de ser frequente assistir ao desfile de mascarados pelas ruas do Seixal, razão pela qual este executivo resolveu incentivar a manutenção desta tradição, através da organização deste desfile.
No final a Junta de Freguesia ofereceu malassadas a todos os participantes.