“Até ao momento chegaram à Vetmedis sete animais, que já foram esterilizados e aguardam por um lar que os acolha”, revela um comunicado da Junta de Freguesia de São Martinho, no âmbito da terceira edição do Programa Bairro Feliz.
A iniciativa, promovida pelo Pingo Doce, decorreu durante o último trimestre de 2021 a nível nacional, contemplando mais de 400 lojas de Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira. O ‘Programa Bairro Feliz’ apoia até mil euros uma causa escolhida pela comunidade local da loja, para tornar o bairro mais feliz. Em São Martinho, no Super Monumental, a causa proposta foi a ‘Causa Animal’.
O objectivo proposto, pela Vetmedis Sociedade Veterinária Lda., foi “retirar da rua 15 animais abandonados para os esterilizar, vacinar e implantar microchips”. “Esta acção – que decorre na freguesia de São Martinho e tem o apoio da Junta de Freguesia, da Associação Ajuda Alimentar a Cães e civis – visa também “encontrar um lar definitivo para estes animais, onde recebam todo o amor e dedicação da parte dos futuros donos”.
Para Duarte Correia, Diretor Clínico da Vetmedis, foi o “sentido cívico e de responsabilidade civil” que motivou a candidatura a este programa, que já conseguiu ajudar sete animais.
A identificação e captura dos animais é posta em prática por civis e por elementos do Executivo da Junta de Freguesia, encaminhando-os depois para a referida clínica.
Para Cátia Rodrigues, que há mais de 10 anos presta cuidados a estes animais errantes, conta que “este é um passo importante no sentido de mitigar e melhorar as condições de vida destes animais”. Fá-lo “por gosto e por convicção” e recentemente ganhou uma aliada, a sua vizinha Eunice Prioste. “Não poupamos esforços para ajudar os animais que vivem perto de nós”, vinca.
“A sociedade é feita de várias forças, vários actores, várias sinergias. A causa animal é tão importante como qualquer outra que torne a vida dos fregueses de São Martinho, mais justa e mais equilibrada numa perspetiva de cidadania”, refere por seu turno Marco Gonçalves.
Este Programa está previsto para 15 animais, no entanto a Junta de Freguesia e a Vetmedis irão continuar a apostar nesta parceria “com o objectivo claro de melhorar a qualidade de vida destes animais”.