Desde há muito tempo que a produção de maçã e de sidra é uma das mais emblemáticas da freguesia do Santo da Serra, no concelho de Santa Cruz, com eco na Mostra da Sidra, certamente irá ter lugar no próximo fim-de-semana, dias 28 e 29 de Setembro. Este evento prepara-se para a sua 29.ª edição, com organização da Casa do Povo de Santo António da Serra.
Integram esta iniciativa algumas acções de formação para os agricultores/produtores de maçãs e os seus derivados. Está prevista a demonstração artesanal da produção de sidra ao vivo, com os visitantes a terem oportunidade de provar o ‘mosto’ que há-de originar a sidra.
De acordo com o programa dado a conhecer pela organização, haverá demonstrações de confecção de doçaria ao vivo, onde o ingrediente principal será a maçã/pêro, pelas mãos da chocolateira e pasteleira Ângela Félix.
Naturalmente, haverá venda das maçãs e seus derivados, como compotas, vinagre de sidra e, como não podia deixar de ser, a Sidra. Servida fria ou quente, vai ali encontrar sidra das duas freguesias de Santo António da Serra (dos concelhos de Santa Cruz e Machico), da Camacha, de São Roque do Faial, do Jardim da Serra e dos Prazeres.
No domingo, pelas 15h30, haverá o já habitual cortejo alegórico e etnográfico. Haverá, também, muita animação, com a actuação do artista regional Ruben Aguiar (17h30 de domingo) e de vários outros artistas e grupos de folclore.