Na sequência do acidente ocorrido ontem, que envolveu uma moradora de 90 anos, a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria está empenhada em criar um sistema de check-in telefónico diário.
O sistema pretende contar com a participação de voluntários ou vizinhos, cuja tarefa será ligar diariamente para idosos que vivem sozinhos, assegurando-se de que estão bem e prevenindo situações de risco.
A iniciativa prontamente idealizada pelo executivo presidido por Pedro Araújo após o acidente de ontem visa garantir o bem-estar dos idosos em situação de isolamento, oferecendo-lhes um suporte contínuo e uma maior sensação de apoio e segurança.
A Junta já está a desenvolver um protocolo específico para a implementação deste sistema, que incluirá orientações claras sobre o horário das ligações, procedimentos em caso de ausência de resposta e ações a tomar em situações de emergência.
O referido protocolo será submetido, ainda esta semana, a um parecer do Serviço Regional de Protecção Civil, esperando também contar com os contributos de alguns dos seus parceiros sociais.
O objetivo desta medida é facilitar a gestão das necessidades dos idosos e garantir uma intervenção rápida em caso de necessidade, fortalecendo a rede de apoio à população mais vulnerável da freguesia.
Este novo serviço integra-se nos esforços contínuos da Junta para promover a segurança e o bem-estar dos seus residentes, especialmente daqueles que se encontram em situações de maior vulnerabilidade.
A Junta pretende também reforçar a informação relativamente aos idosos que vivem sozinhos ou em situação de vulnerabilidade, incentivando os próprios ou os seus familiares a declararem voluntariamente a sua situação à Junta, através dos serviços administrativos.
Entretanto, o presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria tem estado a acompanhar o referido acidente ocorrido na madrugada deste domingo, que envolveu uma moradora com 90 anos, transportada para o hospital.
Pedro Araújo manteve contactos com familiares e amigos da vítima, que faz parte do programa “Casa Amiga Sénior”, parceria da Junta e do CASA, através do qual é visitada diariamente durante os dias úteis.
Pedro Araújo lamenta imenso o sucedido, já manifestou inteira disponibilidade da Junta para ajudar no que estiver ao seu alcance, sendo de realçar que, apesar do susto, a vítima não apresenta ferimentos graves.
A propósito da segurança das habitações, o presidente da Junta relembra a existência de “um programa de apoio à requalificação de habitações para pessoas carenciadas, para além de uma parceria com a ASA para fornecimento de material de construção civil”.
Além destes programas, a Junta de Freguesia quer incentivar a criação de redes de vizinhança solidária, especialmente em áreas com uma população envelhecida, para prevenir situações semelhantes no futuro.
Pedro Araújo destaca o apoio dos vizinhos nesta ocorrência, considerando que é muito importante “este ambiente em que os residentes se sentem parte de uma comunidade ativa e solidária, pronta para se apoiar mutuamente, especialmente os mais vulneráveis”.