A Junta de São Roque inicia hoje uma segunda ronda pelos sítios da freguesia, depois de, no ano passado, a iniciativa ter sido bem aceite pela população. O arranque terá lugar no sítio do Galeão, entre 14 e as 18 horas. À semelhança do que aconteceu na edição do ano passado, o objectivo passa por descentralizar os serviços, aproximando ainda mais aquele órgão autárquico da população.
Refira-se que a iniciativa ‘Sítio a Sítio’ procura, em traços gerais, levar aos vários locais da freguesia uma estrutura móvel com os serviços da junta e o Pólo de Emprego local, deslocalizando às diferentes zonas de São Roque actos e serviços que por norma só podem ser realizados na sede da junta.
Desta forma, durante a tarde de hoje, vai estar ao dispor da população, no Galeão, uma estrutura que vai replicar a sede da junta de freguesia, com todo o material informático e recursos humanos, procurando dar resposta a qualquer solicitação dos moradores. O Pólo de Emprego vai também funcionar durante toda a tarde no Galeão, assegurando os mesmos serviços que habitualmente presta na sede da Junta.
De salientar que no local vai, também, estar o presidente da Junta, Pedro Gomes, eleito pelo PSD, que juntamente com outros elementos do seu executivo vai ouvir a população, inteirando-se de problemas ou situações que careçam de intervenção por parte do poder local, tomando como exemplo as obras que foram concretizadas na sequência da edição do ano passado, após contacto directo com as pessoas, nas suas casas.
“Pretendemos levar a Junta de Freguesia aos locais onde as pessoas vivem”, disse-nos Pedro Gomes, salientando que a ideia passa por “aproximar os nossos serviços das pessoas, para que possamos não só divulgar o trabalho que temos vindo a desenvolver, mas também ouvir as suas preocupações e anseios”, sustenta, enquanto enumera alguns dos actos que podem ser concretizados no local, como sejam atestados, reclamações ou sugestões. “A junta funcionará normalmente, mas naquele sítio”, resume o autarca.