Depois de vários anos ao abandono, o Solar do Aposento, no sítio do Açougue, Ponta Delgada, ganha, hoje, nova vida, ao transformar-se em núcle museológico, concretizaando, assim, as pretensões da sua antiga prorietária, Maria Hilária Freitas, quando, por altura da sua morte, em 2003, doou o imóvel à Região.
Num projecto do Governo Regional, o novo espaço cultural reproduz o ambiente de uma tradicional casa madeirense, sobretudo nos séculos XVIII, XIX e XX, com enfoque na vida rural regional, muito característica do Norte da Madeira e, particularmente, da freguesia de Ponta Delgada.
Do espólio fazem parte várias peças de mobiliário inglês e português dos séculos XVIII e XIX, bem como algumas peças de arte sacra desses mesmos períodos. Note-se que às peças doadas foram adicionadas algumas outras pertencentes ao espólio do Museu Quinta das Cruzes, entidade responsável pela gestão do espaço.
A reabilitação desta casa solarenga, típica de morgado rural abastado, custou ao herário público perto de 102 mil euros. A intervenção assentou na beneficiação do edifício do Solar do Aposento, abarcando a torre e outras partes do edifício.
A inauguração, após 4 meses de obras, acontece hoje, às 19 horas, e contará com a presença de Miguel Albuquerque. Neste fase as entradas serão gratuitas.