Sónia Gonçalves
Sónia Gonçalves
Todos iniciamos o novo ano com uma série de resoluções. É importante pensar como será este novo ano, esta nova década.
A denominação 2020, só por si, já me agrada! Perspetiva confiança. Mudam-se três algarismos e esta mudança tem de ser encarada de forma otimista. E que este otimismo domine os 365 dias, preenchendo-os com momentos memoráveis!
Para a mais recente freguesia da Madeira, dois compromissos do Presidente do Governo Regional para esta legislatura deixam-nos antever a concretização de um sonho: será construída a Via Expresso entre o Estreito de Câmara de Lobos e o Jardim da Serra e, posteriormente, feita a ligação até ao Curral das Freiras.
Com os acessos melhorados, o Jardim da Serra será ainda mais valorizado. Ficará mais próximo dos que o procuram e, em simultâneo, os residentes ficarão mais perto de outras localidades.
A Boca dos Namorados e a Corrida, pela sua beleza e devido aos passeios a pé, sempre foram pontos de grande atração turística.
Desde que me lembro, os turistas visitam este belo ‘Jardim’, deslumbrados com as paisagens e satisfeitos com o verde abundante e o ar puro rejuvenescedor. De autocarro ou a conduzir, é vê-los maravilhados!
Com a abertura de uma unidade hoteleira, há ainda mais turistas na freguesia. Os “ingleses”, como carinhosamente algumas pessoas ainda lhes chamam, passeiam pelos arredores da Quinta e apreciam as vistas e, com algum deleite, o dia-a-dia da população.
Por entre o arvoredo, principalmente as árvores de frutos, nomeadamente as cerejeiras, macieiras, pereiras e ameixeiras, os passeios tornam-se tão agradáveis!
Ainda hoje, quando tenho tempo, algo cada vez mais raro, gosto de ir até ao ribeiro e apreciar o percurso da água e absorver-me a contemplar o cenário, deixando os pensamentos fluírem. Mergulho as mãos no líquido gélido à procura de pedrinhas redondas, quase perfeitas. Com o frio de inverno, falta-me a coragem que tinha outrora: conseguia ficar horas entretida nesta brincadeira tão inocente e diferente das que hoje entretêm as crianças.
Nestes panoramas bucólicos, é possível encontrar uma paz única que nos permite refletir.
Comecemos então 2020 otimistas, na certeza de que será um ano ainda melhor do que o anterior!