Está agendado para o próximo fim-de-semana, entre sexta e domingo, a 6.ª edição do ‘Sons e Sabores da Madeira’, uma iniciativa da Casa do Povo de Santa Cruz que visa, acima de tudo, dinamizar o comércio local através da divulgação da diversidade dos sons e dos sabores regionais. Essa mesma diversidade é preconizada nos expositores que marcam presença neste certame.
Renato Spínola dá por bem empregues os cerca de 10 mil euros para a edição deste ano. “Teremos algumas novidades gastronómicas em sessões de showcooking, nomeadamente com chocolates, bem como algumas novidades musicais, como seja a noite de fados ou a actuação dos ‘Otus mauli’”, disse-nos o presidente da Casa do Povo de Santa Cruz, que destacou, ainda, a prova de vinhos tranquilos madeirenses que terá lugar na tarde de domingo, com a coordenação do sommelier Américo Pereira.
O programa será bastante diversificado, dando preferência a sonoridades mais tradicionais. Passarão pelo palco, nestes três dias de festa, vários grupos de folclore, algumas bandas e grupos de cantares, ou até mesmo uma tuna. Fazem, também, parte das acções inseridas neste evento momentos de showcooking e algumas palestras, não só sobre a alimentação saudável, mas também sobre a cultura imaterial da Região.
Já a pensar em 2019
Em edições futuras a organização tem o desejo de alargar esta iniciativa a outras praças do centro de Santa Cruz. Renato Spínola destaca “a vontade de chegar a mais comerciantes e dando a conhecer outras propostas culturais e gastronómicas”. Conforme nos referiu, espera poder contar, uma vez mais, com o apoio da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas e da Câmara Municipal de Santa Cruz, “cujas verbas são fundamentais para garantirmos um leque tão variado de artistas e de acções gastronómicas associadas ao evento”, sintetiza.