Tomaram, ontem, posse os novos corpos sociais do Clube Desportivo da Ribeira Brava, na sequência das eleições realizadas a 23 de Março. António João Gonçalves, presidente da nova direcção, que sucede a Rui Gouveia, após uma década à frente da instituição, apresenta como linhas orientadoras do próximo biénio a redução dos cerca de 130 mil euros de passivo do clube, a reactivação da ligação dos associados ao clube e o continuar da aposta na formação.
Sabendo das dificuldades por que passam todos os clubes da Região, o novo presidente mostra-se empenhado em tornar o Ribeira Brava num clube sustentável financeiramente, pelo que se impõe um aumento das receitas. Recuperar e atrair associados, rentabilizar os espaços da sede, angariar patrocinadores locais e elaborar protocolos de cooperação são apenas algumas as estratégias a pôr em prática.
Perante uma sala cheia, o novo dirigente apelou a uma maior envolvência dos associados e deixou a vontade de conseguir um maior impacto do clube no concelho, em parte graças aos perto de 400 atletas que se distribuem pelo futebol, futsal, kickboxing e patinagem.
Partilhando algumas das ideias da direcção anterior, António João Gonçalves referiu que “a aposta na formação e nos escalões mais jovens, por exemplo, no futebol, é para manter”. O modelo de formação transversal implementado pela equipa coordenada por Jorge Santos é, por conseguinte, para continuar, “mantendo o Ribeira Brava como uma referência regional”, frisou. Caberá, aqui, por exemplo, a realização de um torneio jovem, cujas bases deverão ser lançadas já no próximo ano.
Já Pedro Calado fez questão de salientar o apoio financeiro anual superior a 40 mil euros concedido pelo Governo Regional, que embora reconheça não ser suficiente, é bastante positivo e um exemplo da aposta do executivo madeirense neste concelho e no desporto.
Salientou também os trabalho de formação exemplar que tem sido feito, acreditando que essa postura será para manter, podendo, para tal, a nova direcção contar com o apoio do Governo, nomeadamente por meio da Direcção Regional da Juventude e Desporto.