Em dia de aniversário da freguesia da Tabua, assinalado hoje na praceta junto à igreja, o presidente da Câmara Municipal reforçou a sua disponibilidade para ajudar a freguesia naquilo que estiver ao seu alcance.
Ricardo Nascimento recordou que a autarquia aguarda a conclusão da rede de águas por parte da ARM para finalizar a Estrada da Corujeira, está a ultimar os procedimentos para intervir no Caminho do Salão, vai pavimentar a estrada da Candelária e proceder ao alargamento de algumas vias nas zonas altas da freguesia.
O autarca está atento ao estado de degradação da praceta e fez saber que vai propor ao Governo Regional uma parceria para fazer a manutenção das pracetas da Tabua e da Serra de Água que carecem de manutenção.
Aproveitou ainda para agradecer ao Governo Regional as obras que decorrem na Tabua, nomeadamente, “a canalização da ribeira e o emissário submarino na ETAR para eliminar o mau cheiro naquela zona”.
De resto, pediu um reforço das verbas do Fundo de Equilíbrio Financeiro para que as Juntas possam exercer o seu papel junto da população e relembrou que face às “receitas mínimas” que a Junta da Tabua aufere, a Câmara duplicou este ano o apoio concedido que “será bem gasto para pequenos arranjos e para as tão aguardadas obras de proximidade”.
Nascimento enalteceu a pujança e o trabalho de todos aqueles que, independentemente dos cargos políticos que ocupam ou ocuparam, trabalharam para que a Tabua fosse o que é hoje.
Por sua vez, o presidente da Junta diz que tem feito algumas obras, mas “desejava fazer muito mais pela freguesia e pela população”. O problema, conta, são “os recursos que não dão para fazer muito mais”.
Inácio Côrte diz que a freguesia tem algumas carências como “a canalização da ribeira, a recuperação da praceta, que é o ponto central da freguesia, e a implementação da habitação social, já que há muita gente carenciada com falta de habitação e muitos jovens à procura da primeira habitação”, sendo necessário criar condições às pessoas para se fixarem na Tabua.