O presidente da Câmara da Ribeira Brava foi ontem à Tabua dar os parabéns à freguesia por mais um aniversário, tendo destacado uma terra com tradição, com cultura e de pessoas dedicadas.
Ricardo Nascimento enalteceu o trabalho autárquico de parceria com a Junta de Freguesia e com o seu presidente, Vítor Abreu, que permitiu importantes intervenções para a população, como a recuperação do cemitério, a construção do caminho da Corujeira e do caminho do Pico Ferreiro, assim como a remodelação da entrada da Escola da Candelária, a par de pequenas recuperações em parceria com a Junta.
Recordou a intervenção na capela da Mãe de Deus, fruto de uma parceria com a paróquia da Tabua, e mostrou-se orgulhoso pela inauguração do ginásio ao ar livre da Tabua, que ontem abriu ao público. Uma obra que nasceu do primeiro Orçamento Participativo realizado pela autarquia e mostra o interesse da população pela sua freguesia.
Aproveitando a presença do secretário regional da Educação, Nascimento enalteceu a aposta do Governo Regional na Ribeira Brava que permite a recuperação em curso de várias passagens hidráulicas por todo o concelho, algumas delas na freguesia da Tabua, e a canalização da ribeira da Tabua, uma obra que está no terreno graças ao facto de o governo ter ouvido as preocupações das pessoas da freguesia e dos órgãos autárquicos.
Alertou, contudo, para a necessidade de resolver o problema da ETAR da Tabua, já que o mau cheiro não é convidativo, sobretudo junto a uma promenade de eleição.
Jorge Carvalho, em representação do Governo, destacou o investimento que está a ser feito na Tabua, na ordem dos 9 milhões de euros, para a canalização da ribeira, a construção de um acesso que vem melhorar a segurança da população, assim como para a resolução do problema da ETAR, através da adjudicação do prolongamento do emissário submarino.
O governante reconheceu o trabalho feito na Tabua pelo presidente Vítor Abreu e salientou a importância das funções autárquicas, sobretudo de uma junta de freguesia que é o órgão mais próximo dos cidadãos.
Vítor Abreu sai de “cabeça erguida”
Vítor Abreu proferiu o seu último discurso na qualidade de presidente da Junta de Freguesia da Tabua devido à limitação de mandatos. Depois de 12 anos como tesoureiro e outros 12 à frente dos destinos da freguesia, sai de “cabeça erguida” e com o “dever cumprido”, ciente de que fez o melhor que pôde com as ferramentas que teve ao seu alcance.
Agradeceu à população da Tabua que o elegeu para três mandatos consecutivos e deixou palavras de reconhecimento e gratidão ao Governo Regional e ao presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava pelo apoio prestado a esta freguesia. Terminou com elogios à sua equipa que se manteve leal nestes 12 anos de luta política.
A freguesia da Tabua assinalou ontem 278 anos de existência e recebeu como prenda um ginásio ao ar livre desejado pela população e concretizado pela Câmara Municipal, através do Orçamento Participativo.