
A EB1/PE/C do Lombo do Guiné viveu, hoje, uma jornada diferente com a visita da Equipa de Animação da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), que apresentou o espetáculo de marionetas ‘”‘A Viagem do Martim’. Assistiram as crianças que frequentam a sala de Transição e as salas A e B do Pré-Escolar.
Segundo explica nota à imprensa, o espectáculo de marionetas conta a aventura do Martim, “um rapaz curioso e obstinado que se julga conhecedor de tudo. A sua perspectiva muda drasticamente ao cruzar-se com um unicórnio mágico, momento em que embarca numa jornada em busca de um tesouro misterioso. Ao longo do percurso, o protagonista enfrenta diversos desafios e encontra personagens enigmáticas que o conduzem a um processo de maturidade e aprendizagem, vindo a descobrir que o maior tesouro da vida sempre esteve ao seu alcance”-
A escola assume que, mais do que o entretenimento proporcionado pela vertente artística, a iniciativa procurou transmitir às crianças princípios humanos fundamentais. “A apresentação abordou temáticas como o respeito mútuo, a cordialidade, a não-violência e a importância de valorizar as coisas simples da vida, incentivando uma reflexão precoce sobre o impacto do materialismo e a ilusão das aparências”, indica.
Em declarações sobre a iniciativa, a direção da escola expressou o seu profundo agradecimento à equipa dinamizadora da DSEA, enaltecendo o valor pedagógico da actividade. Segundo os responsáveis do estabelecimento de ensino, momentos desta natureza constituem oportunidades ímpares para que as crianças possam aprender, reflectir e desenvolver a sua sensibilidade através da linguagem universal da arte.