A iniciativa promovida pela Centro de Desenvolvimento e Inovação Sociocultural e Agroflorestal (CDISA), ‘Tempos de Hortifruticultura’, está de regresso à Quinta Leonor, no Jardim da Serra, entre hoje e o próximo dia 3 de Março.
Esta quinta-feira serão realizadas actividades pedagógicas, no âmbito da Agricultura Biológica, destinadas aos alunos da EB1/PE do Jardim da Serra e continuará, nas semanas seguintes, com
outras actividades destinadas à população em geral. Estão previstas duas acções de demonstração: uma de enxertia e outra de poda de árvores de fruto, na qual serão apresentados os resultados dos ensaios que têm sido realizados sobre o cultivo de cerejeiras, no contexto das alterações climáticas. O programa integra ainda uma actividade comunitária que consistirá na sementeira de cereais regionais (trigo, cevada e centeio).
Até Março, um técnico agrícola efectuará as enxertias necessárias nos pomares dos agricultores, sem quaisquer custos para os mesmos.
Entre os vários objectivos, estas iniciativas visam “sensibilizar a população para a necessidade de produzir e de consumir bens saudáveis, nomeadamente, através das práticas de agricultura biológica; preservar e reproduzir o património genético, no domínio da fruticultura e dos cereais regionais e participar no processo de busca de soluções para os problemas que, de modo intenso e crescente, continuam a afectar os pomares de cerejeiras”, refere o CDISA em comunicado.
As inscrições para estas atividades são gratuitas e podem ser efetuadas através da internet.